Operação Verão começa só em 20 de dezembro, mas atenção às dicas de segurança são válidas com a chegada do calor
Com a chegada das temperaturas mais altas que anunciam o verão, também cresce a preocupação com a segurança de banhistas e o risco de afogamento no litoral e nas áreas de rio, açude, cascata e lagos. O comandante do pelotão do Corpo de Bombeiros de Santa Cruz, Ângelo Dias Barros, trabalhou por 30 anos na Operação Golfinho, atual Operação Verão, e sabe das armadilhas que os locais podem reservar. Com a água turva em rios e açudes, por exemplo, pedras, troncos, galhos e arames que ficam submersos podem causar afogamentos.
A coloração da água e a correnteza que arrasta materiais apresentam riscos, frisou o bombeiro, pois a pessoa entra na água sem o devido cuidado e pode ficar presa. Ângelo orienta que ninguém vá se banhar sozinho, porque se algo vir a acontecer pode pedir por socorro. Mas também apela que ninguém faça o resgate se não tem conhecimento ou preparo técnico para tal. “Tente colocar galho, bola, corda, até o estepe do carro funciona como boia, porque se a pessoa entrar para fazer esse salvamento e não tiver esse conhecimento ela será a próxima vítima”, sublinha.
Principal dica que o comandante compartilha é: sempre vá em local onde tem guarda-vidas. Na região, o balneário Monte Alegre, em Vale Verde, e em Rio Pardo, nos Ingazeiros, Santa Vitória e Porto Ferreira, são locais com essa estrutura. E vai além: que o banhista nunca ultrapasse o limite da água até o umbigo. Outras recomendações não podem ser esquecidas, dar um tempo para digestão após se alimentar e reconhecer que água e álcool não combinam. Inclusive, citou, após ingerir a bebida, a pessoa fica mais eufórica, muitas vezes fazendo brincadeiras de exibicionismo, o que pode confundir uma simulação com um caso real.
A Operação Verão vai de 20 de dezembro até 9 de março, e na região, funcionará de quarta-feira, das 9h ao meio-dia e das 13h30 às 18h30min. Segundas e terças são as folgas dos guarda-vidas.
Ângelo alertou que mesmo para quem conhecia os locais de banho, é bom saber que os leitos mudaram muito após as enchentes. A recomendação é que fiquem próximos dos guarda-vidas, nas guaritas, para serem vistos. E para reforçar a segurança, o uso do colete salva-vidas se faz um importante aliado. “Com dicas simples dá pra aproveitar o verão com segurança e retornar para o lar”, arremata.
Notícias relacionadas
Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é lembrado neste sábado
Brasil deve ter quase 8 mil casos anuais da doença até 2025
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Evento destacou as potencialidades do Estado para avançar em parcerias com os chineses
Cusco 2024 vai premiar trabalhos produzidos por alunos dos cursos de Comunicação da Unisc
Evento acontece no Barbudas Bar, no dia 6 de dezembro
Ação comunitária será realizada no Bairro Battisti neste sábado
Evento ocorre na Quadra de Esportes do bairro, das 13h30 até 16h