Advogado conversou com a reportagem sobre os dez anos do incêndio na Boate Kiss
Na semana em que o incêndio na Boate Kiss completa dez anos, o advogado Jean Severo, que teve participação destacada no processo, falou sobre os bastidores do julgamento que ganhou destaque em todo o Brasil. O fogo que atingiu a casa noturna de Santa Maria em 27 de janeiro de 2013 provocou a morte de 242 pessoas e deixou 636 feridos.
Com temperamento forte, Jean representa Luciano Bonilha Leão, produtor da banda Gurizada Fandangueira. Para o advogado, é impossível citar uma parte vitoriosa em julgamentos como o que parou o Rio Grande do Sul em dezembro de 2021. “Eu falo sempre que júri não tem vencedores, é tristeza para os dois lados. Alguém perdeu um ente querido e, do outro lado, tem alguém pode perder a liberdade”, destacou.
A preparação de Severo para o julgamento dos quatro acusados, que durou dez dias, teve início cerca de dois meses antes de a equipe entrar no Foro Central de Porto Alegre. As 19,1 mil páginas do processo impressionaram quem acompanhou a transmissão do Tribunal de Justiça e dão a dimensão da complexidade do caso.
Segundo o advogado, a cobertura excessiva dos veículos de comunicação e o televisionamento dos júris trazem prejuízos para os réus. “Eu não tinha uma opinião formada, mas, depois de fazer alguns plenários com transmissão ao vivo, digo que sou contra. O jurado fica muito pressionado. É uma exposição gigantesca. Esses julgamentos midiáticos são prejudiciais ao acusado”, falou.
Questionado se Tribunal do Júri é justo, Jean disse que, para ele, sim. “Nós temos uma média de 52% de absolvições. Eu acho que consegue se colocar no lugar do acusado e fazer justiça. No júri sem transmissão, o réu tem muito mais chance ser absolvido”, explicou. O acusado tem o futuro definido por sete jurados, pessoas da comunidade, em crimes que agridem um dos bens jurídicos mais importantes – a vida humana.
Notícias relacionadas
Cusco 2024 vai premiar trabalhos produzidos por alunos dos cursos de Comunicação da Unisc
Evento acontece no Barbudas Bar, no dia 6 de dezembro
Ação comunitária será realizada no Bairro Battisti neste sábado
Evento ocorre na Quadra de Esportes do bairro, das 13h30 até 16h
Vale Verde anuncia R$ 12 milhões para produção de ovos fertilizados
Aviário será instalado em uma propriedade na localidade de Dourados
Comandante dos bombeiros reforça cuidados para evitar afogamentos
Operação Verão começa só em 20 de dezembro, mas atenção às dicas de segurança são válidas com a chegada do calor