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Com cada vez mais espaço, como os Youtubers mexem com a criançada e influenciam o consumismo

Publicado em: 31 de outubro de 2019 às 18:03 Atualizado em: 21 de fevereiro de 2024 às 16:59
  • Por
    Luciana Mandler
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Luciana Mandler/ Jornal Arauto
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    Através dos vídeos, eles estimulam venda de seus produtos e de terceiros. Comércio também ganha

    O mundo virtual faz parte da rotina dos pequenos desde muito cedo. São através de desenhos, principalmente, que eles se divertem. Mas o que tem ganhado cada vez mais espaço na internet são os youtubers, aqueles que, através de vídeos, influenciam o consumismo. O motivo: um conteúdo de interesse às crianças e aos adolescentes.

    A febre do momento é Luccas Neto, conhecido por ser um dos maiores influenciadores infantis da internet, com 26 milhões de inscritos. Luccas é irmão do também youtuber Felipe Neto. Aos 27 anos, Luccas tem cativado a criançada. A exemplo está o Léo, de três anos. Segundo a mãe, Aline Frantz, o menino tem camiseta, bonecos, carrinhos, livro, pôster e até o chinelo do youtuber. “Ele gosta e ao contrário do que vários pais têm em mente, o Léo desenvolveu várias habilidades e atitudes positivas influenciadas por ele e sua turma”, avalia.

    Mesmo deixando o filho assistir aos vídeos do influenciador digital, Aline conta que o acompanha. “Antes mesmo de ser conhecido, Luccas influenciava a comer besteiras, mas depois de ser criticado, pediu desculpas nas redes sociais e passou a trabalhar a favor dos pais”, conta. “Têm vídeos em que ele ensina lavar as mãos, obedecer os pais”, exemplifica. 

    Fã do youtuber, a maioria dos itens que Léo tem foi presente de familiares. Apenas o livro foi dado pelos pais. Após ver o vídeo de Luccas falando do lançamento do seu boneco, Léo o pediu para a mãe. “Logo quando lançaram tinha só em uma loja em Santa Cruz. A avó foi comprar”, conta Aline. “Lembro que foi uma febre e minha mãe teve que deixar reservado, porque eram cerca de 50 bonecos e já tinham ido quase todos”, recorda.

    Outro admirador do youtuber é Matias, de quatro anos. A mãe Inamara Brandenburg conta que o filho começou a assistir aos vídeos após ouvir colegas falarem, mas sempre sob a supervisão dos pais. “E tem regras, quando não obedece em casa ou na creche, perde um ou dois dias de assistir seus desenhos favoritos”, revela Inamara. O menino também gosta dos vídeos de Maria Clara e JP, duas crianças travessas, que também ensinam boas práticas, além de Wiizinho e Franzinha.

    Confira a matéria completa na edição imprensa desta sexta-feira, do Jornal Arauto.