Voluntárias trabalham, desde abril, preparando os enfeites
A experiência adquirida em 25 anos como professora de artes em sala de aula, agora é socializada com as voluntárias que trabalham na decoração natalina em Santa Cruz do Sul. Estamos falando da aposentada Eli Gründling Lawisch, 78 anos. Há quatro anos, ela é uma das coordenadoras que transformam “lixo em luxo”, como ela mesma diz.
Com o reaproveitamento de materiais recicláveis, em um projeto econômico, sustentável e com foco na criatividade, ela e mais 25 voluntárias contribuem na confecção de guirlandas, pinheiros, bonecos de neve, anjos, sinos e renas. “São milhares de garrafas pet e sacos plásticos transformados em enfeites”, explica.
Muitas das peças são novas e começaram a ser confeccionadas ainda em abril. Outras, utilizadas em natais passados, foram renovadas para esta edição. Nos últimos dias o trabalho foi acelerado e o grupo se reúne nas segundas e terças-feiras, das 14h às 17h, em um pavilhão cedido pela Prefeitura. Parte dos adereços natalinos já foram instalados na Praça da Bandeira e no Monumento do Imigrante, locais adotados por elas. Nos próximos dias, garante Eli, muitas surpresas virão e, especialmente à noite, os enfeites ganharão um brilho especial.
A atividade é realizada com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos, em parceria com a Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp). “O que a gente ouve das pessoas é que Santa Cruz nunca foi tão linda como na época de Natal”, finaliza.
Notícias relacionadas
Abertas inscrições para o Conselho de Meio Ambiente de Venâncio Aires
O Comdema atua com o objetivo de implementar políticas de proteção ambiental no município
Curso de Odontologia da Unisc realiza a XXVI Semana Acadêmica
Profissionais de destaque irão compartilhar conhecimentos, técnicas e experiências com os participantes
Prefeitura de Venâncio Aires retoma distribuição do programa Ajuda Humanitária
Doação de kits de limpeza, alimentação e higiene são feitas às pessoas vítimas das enchentes de maio
Grupo Grüner Jäger realiza viagem cultural internacional para Argentina e Paraguai
Os 90 integrantes do grupo venâncio-airense vão participar do projeto que ocorre de 17 a 20 de outubro