Durante o mês de agosto, exposição inédita vai propiciar imersão no universo da light art
Através do olhar de 26 artistas, a primeira edição da Mostra Luz e Design irá apresentar obras autorais que têm como elemento principal a iluminação, proporcionando uma experiência imersiva ao visitante. Serão luminárias de mesa, parede, piso e pendentes, que exploram diversos materiais como madeira, metal, pedra, vidro, cerâmica e tecido, com formas e tamanhos variados.
As obras serão apresentadas na Casa das Artes Regina Simonis, entre 2 e 31 de agosto de 2024, com entrada gratuita. O vernissage, para convidados, será nesta quinta-feira (1º), das 19h às 22h. A curadoria, a cargo de Juliane Mai, promete uma expografia marcante.
A proposta da iniciativa é desenvolver uma coleção de obras exclusivas de design assinado, mostrando o potencial criativo e inovador dos arquitetos, designers e artistas da região. Desta forma, o evento dá oportunidade para que eles explorem a complexidade do trabalho com a luz em suas diferentes formas e materialidades, proporcionando uma experiência estética e sensorial única. “A luz inspira a arte, e o design inspira a vida. Dentro da premissa de que a luz é essencial para a arte, o design acrescenta o toque especial para que a luz possa se apresentar de maneiras distintas. O desafio da Mostra Luz e Design é aliar essas duas vertentes de inspiração e transformá-las em obras de arte inéditas, inovadoras e únicas.”, ressalta a curadora da exposição, Juliane Mai.
O projeto foi idealizado pela equipe da Led Store, que é patrocinadora da Casa das Artes Regina Simonis desde o ano de 2023. Conta com a realização da Cristallux e apoio da Romanzza, Inovare, Limit Engenharia, Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISC e Associação Pró-Cultura.
Patrícia Segala, sócia-proprietária da Led Store, diz: “instalações criadas por arquitetos, engenheiros, designers e artistas podem proporcionar ao público experiências imersivas que não apenas iluminam o espaço físico, mas também provocam reflexões sobre temas como sustentabilidade, tecnologia e identidade cultural”.
A organização prevê a continuidade desse projeto no calendário oficial de programações artísticas da região e também a realização da itinerância da Mostra.
A visitação ocorre entre 2 e 31 de agosto, de terça a sexta, das 10 às 17 horas, e aos sábados das 9 às 16 horas, com entrada gratuita.
Artistas participantes:
- Adriano Ismael Kumm
- Alex Carvalho Brino
- Amanda Capitanio Berbigier
- Ana Julia Metz
- Anelise Pigatto Rigon
- Caio Weide
- Carlos Rodrigues
- Cassio Frantz
- Daniel Wilges
- Daiane Hennig
- Dinger Design
- Gabriela Kirst
- Helena Pagel Classen
- Leo Winterle
- Luis Leitão
- Luiza Duarte Guterres Figueira
- Juliana Cristina Soares
- Márcia Marostega
- Mariana Kauffmann da Rosa
- Paula Sizinando
- Priscila Battisti
- Roberta Coutinho Gerhard
- Roberta Kirst
- Sandra de Andrade Sulzbacher
- Rogerio Agricola
- Yasmin Mohamed Mustafa Ali
Notícias relacionadas
Exposição Caminho em Cores está na Casa das Artes Regina Simonis
São 47 telas pintadas por estudantes de Santa Cruz, feitas em oficina de arte vinculada ao Cras Integrar. Mostra vai até o dia 14
“Pode Muito” une cinco vozes femininas para falar sobre resiliência da mulher
Primeira apresentação ao vivo da música será na Feira Vênus, em Santa Cruz do Sul, no fim da tarde deste domingo (8)
Carnaval de Santa Cruz já tem data: será em 8 de março
Presidente da Associação das Entidades Carnavalescas revela que o sonho é transferir desfile para a rua Galvão Costa
Nova corte do Carnaval de Venâncio Aires será eleita em janeiro
Conforme o regulamento, cada entidade deve inscrever no mínimo duas candidatas