A atividade contempla os interesses de alfabetização de um grupo de pessoas idosas
Na tarde da última quinta-feira, 28, na sala 101 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), os alunos do projeto Universidade do Adulto Maior (Uniama) Sonho de Leitura receberam o certificado de conclusão dos trabalhos. As atividades iniciaram em agosto de 2023, por meio da parceria entre a Uniama Atividades e a Secretaria de Desenvolvimento Social de Santa Cruz do Sul.
A atividade contempla os interesses de alfabetização de um grupo de pessoas idosas vinculadas ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Beatriz Frantz Jungblut, do Bairro Santa Vitória. Tem como objetivo construir conhecimentos de leitura, escrita e matemática, trazendo maior conhecimento do mundo letrado aos participantes, além da interação com a Universidade, a convivência social com outros grupos da Uniama, a autonomia e a qualidade de vida.
“Neste ano, oferecemos 11 atividades, uma delas é Sonho de Leitura que surgiu em agosto de 2023 em parceria com a Unisc e a Secretaria de Desenvolvimento Social para contemplar o interesse de 12 pessoas, com idade entre 60 e 78 anos que tinham o sonho de ler e escrever”, conta Luciana Cunha, coordenadora do Núcleo de Ação Comunitária (NAC), setor responsável pela Uniama.
Também estiveram presentes na ocasião a assessora de Relações Interinstitucionais, Carmen Lúcia de Lima Helfer, e a secretária de Desenvolvimento Social de Santa Cruz do Sul, Priscila Froemming. Ambas ressaltaram a importância da disposição em aprender, como forma de promover qualidade de vida para pessoas idosas.
As atividades foram desenvolvidas pela equipe vinculada ao NAC, que é composta por estudantes, técnicos-administrativos e professores. As aulas também ocorreram na Unisc, sendo desenvolvidas pelo professor Moacir Fernando Viegas e discentes do Curso de Pedagogia.
Notícias relacionadas
Brasil está perto de alcançar a meta de vacinação contra o vírus HPV
No ano passado, quase 85% do público-alvo já tinha sido imunizado
Secretário de Educação de Rio Pardo define 2024 como um ano positivo para a pasta
Tiago Mello também projetou o ano de 2025
Conferência Intermunicipal levará demandas regionais à COP-30
Evento elegeu as dez propostas regionais que irão compor a carta do clima da ONU em novembro do ano que vem
Prefeita Helena assina termo de início das obras de rede hídrica para a Linha Vitorino Monteiro
Os serviços deverão se estender pelo prazo de 10 meses, com previsão de término para outubro de 2025