O Inep lembrou que as medidas de segurança para o exame foram reforçadas neste ano
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), informou hoje (30) que irá tomar providências para responsabilizar e eliminar pessoas que possam ter se beneficiado de esquemas de fraudes na edição de 2016 do exame.
Uma operação foi deflagrada hoje (30) pela Polícia Civil do Distrito Federal para desarticular uma organização criminosa que fraudava concursos públicos no Distrito Federal e em Goiás, entre os quais o Enem.
“A partir das informações obtidas e do que for constatado, o Inep tomará as providências cabíveis, delimitando as responsabilidades, eliminando eventuais beneficiários de esquemas de fraudes na edição de 2016”, informou o Inep, em nota.
O Inep disse que ainda não foi notificado sobre essa operação. O órgão oficiou hoje (30) a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal para obter informações em caráter de urgência, sobre o inquérito que resultou na prisão de envolvidos no Distrito Federal e Goiás, especificamente no que diz respeito ao Enem.
Reforço
Em nota, o Inep lembrou que as medidas de segurança para o Enem foram reforçadas neste ano. Uma das medidas inéditas é o uso de detectores de ponto eletrônico. Além disso, todos os requisitos de 2016 foram garantidos, como a identificação biométrica, o detector de metal nas portas dos banheiros e escoltas para entrega das provas, inclusive, no retorno. Pela primeira vez, as provas serão personalizadas, com identificação do nome e número de inscrição do participante.
O órgão também reiterou que todas as medidas para uma aplicação segura e que garanta a isonomia entre os participantes foram adotadas em 2016 com apoio da Polícia Federal, Exército e policias militares dos Estados.
Notícias relacionadas
Abertas inscrições para o Conselho de Meio Ambiente de Venâncio Aires
O Comdema atua com o objetivo de implementar políticas de proteção ambiental no município
Curso de Odontologia da Unisc realiza a XXVI Semana Acadêmica
Profissionais de destaque irão compartilhar conhecimentos, técnicas e experiências com os participantes
Prefeitura de Venâncio Aires retoma distribuição do programa Ajuda Humanitária
Doação de kits de limpeza, alimentação e higiene são feitas às pessoas vítimas das enchentes de maio
Grupo Grüner Jäger realiza viagem cultural internacional para Argentina e Paraguai
Os 90 integrantes do grupo venâncio-airense vão participar do projeto que ocorre de 17 a 20 de outubro