O evento contou com a participação 33 projetos de escolas da rede municipal
A tarde desta sexta-feira (30), foi para premiar os projetos da categoria Ensino Fundamental da 13ª Mostra Municipal de Pesquisa e Inovação (Mompi) de Venâncio Aires. O evento contou com a participação 33 projetos de escolas da rede municipal, que exploraram uma variedade de temas. Durante a cerimônia, o secretário municipal de Educação, Émerson Eloi Henrique, destacou a importância da inovação no ambiente escolar. “Hoje, celebramos não apenas a criatividade e o esforço dos nossos alunos, mas também o papel fundamental dos professores como mentores e guias para formar pequenos pesquisadores”, afirmou.
Os projetos foram classificados em duas categorias: anos iniciais (1° ao 5° ano) e anos finais (6° ao 9° ano). Na categoria anos iniciais, quem ganhou primeiro lugar foi a EMEF São Judas Tadeu, com o trabalho “Minecraft como instrumento de pesquisa, superando os desafios em sala de aula”. O segundo lugar foi para o trabalho “Por que sentimos o que sentimos?”, da EMEF Dois Irmãos; e em terceiro lugar “Ser criança em um mundo acelerado: um desafio entre a infância e a adultização”, da EMEF Dois Irmãos. Já na categoria anos finais, em primeiro lugar ficou a pesquisa “Medo de quê?”, da EMEF Professora Odila Rosa Scherer. Em segundo lugar o trabalho “Clube Superação – protagonismo estudantil no desenvolvimento da saúde socioemocional” da EMEF José Duarte de Macedo; e em terceiro lugar, ficou a pesquisa entitulada “A resistência dos triângulos”, da EMEF Coronel Thomaz Pereira.
Além das premiações na mostra, a Mompi também selecionou seis projetos que irão representar a Capital do Chimarrão na Mostratec, que vai ocorrer em Novo Hamburgo no mês de outubro. “Esses projetos vão mostrar o potencial de nossos jovens pesquisadores em um cenário nacional”, comentou o secretário Émerson.
Para a Mostratec foram selecionadas seis pesquisas: “Brincadeira quadradas x Brincadeiras redondas”, da EMEF Dom Pedro II”; “A Magia da Luz”, EMEF Otto Gustavo Daniel Brands; “A versatilidade da erva mate além do chimarrão”, EMEF Professora Odila Rosa Scherer; “Desvendando os segredos do ovo”, EMEF Alfredo Scherer; “Clube Superação – protagonismo estudantil no desenvolvimento da saúde socioemocional”, EMEF José Duarte de Macedo e “A resistência dos triângulos”, da EMEF Coronel Thomaz Pereira.
A coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Juliane Niedermayer, expressou sua satisfação com o desempenho dos alunos. “Ver os alunos sendo reconhecidos pelo seu trabalho é uma grande alegria. Eles se dedicaram muito e é um orgulho para todos nós ver seus projetos sendo destacados”, disse.
Na noite anterior, quinta-feira (29), a Mompi já havia celebrado os vencedores da categoria Educação Infantil, marcando também a abertura oficial da 25ª Feira do Livro. A Mompi, organizada pela Secretaria Municipal de Educação, terá as pesquisas dos alunos expostas também durante o final de semana, permitindo que visitantes da feira possam apreciar os trabalhos apresentados.
Projetos premiados na 13ª Mompi:
ANOS INICIAIS
- 1⁰ lugar: EMEF São Judas Tadeu – “Minecraft como instrumento de pesquisa, superando os desafios em sala de aula”
- 2⁰ lugar: EMEF Dois Irmãos – “Por que sentimos o que sentimos?”
- 3⁰ lugar: EMEF Dois Irmãos – “Ser criança em um mundo acelerado: um desafio entre a infância e a adultização”
ANOS FINAIS
- 1⁰ lugar: EMEF Professora Odila Rosa Scherer – “Medo de quê?”
- 2⁰ lugar: EMEF José Duarte de Macedo – “Clube Superação – protagonismo estudantil no desenvolvimento da saúde socioemlcional”
- 3⁰ lugar: EMEF Coronel Thomaz Pereira – “A resistência dos triângulos”
Credenciamento para a Mostratec:
- EMEF Dom Pedro II – “Brincadeiras quadradas X Brincadeiras redondas”
- EMEF Otto Gustavo Daniel Brands – “A magia da Luz”
- EMEF Professora Odila Rosa Scherer – “A versatilidade da erva-mate além do chimarrão”
- EMEF Alfredo Scherer – “Desvendando os segredos do ovo”
- EMEF José Duarte de Macedo – “Clube Superação: protagonismo estudantil no desenvolvimento da saúde socioemocional”
- EMEF Coronel Thomaz Pereira – “A resistência dos triângulos”
Notícias relacionadas
Viva Unisc projeta receber mais de 4,5 mil pessoas na quarta-feira
Mostra de Cursos da Universidade terá a presença de 125 escolas convidadas, vindas de 42 municípios da região
A partir de segunda, Fort Atacadista realiza Feirão de Empregos
Seleção para todas as áreas e cargos será realizada até quarta-feira em parceria com o Senac, Santa Cruz do Sul
Bombeiros de Santa Cruz se unem no combate às queimadas em Mato Grosso do Sul
Sargentos Filipe Martins da Cunha e Anderson Thomaz se somam à equipe gaúcha que foi auxiliar nos incêndios
Pavimenta Vera Cruz já executou 17 ruas
Enchente de maio e meses seguintes de intenso trabalho atrasaram cronograma, mas trabalho segue em andamento