Benefício é limitado a R$ 100 mil por contemplado; entenda
Em meio a preocupações com a estiagem após um ano marcado por enchentes, o governo do Rio Grande do Sul está incentivando os produtores a investir em irrigação com um projeto de subvenção. A estratégia visa aumentar a área irrigada no estado, atualmente inferior a 4% para culturas de sequeiro, como soja, milho e trigo.
Conforme o engenheiro agrônomo da secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul, Valdomiro Haas, a pasta oferece subvenções para produtores que apresentarem projetos de irrigação. O edital está aberto até 30 de abril e oferece 20% do valor investido em projetos aprovados, limitado a R$ 100 mil por beneficiário.
O objetivo do estado é ampliar a área irrigada, que atualmente é muito pequena. Haas destacou o arroz como um exemplo, com quase 100% de área irrigada e, consequentemente, menos vulnerabilidade às estiagens. “A gente quer trazer esse lado da garantia de safra para os produtores das demais culturas”, afirmou.
O projeto prevê financiamento para diversos métodos de irrigação, excluindo apenas o método de inundação utilizado no cultivo de arroz. Segundo o engenheiro agrônomo, o investimento em irrigação é uma forma de garantir a produtividade e a sustentabilidade financeira dos produtores, especialmente por conta das mudanças climáticas.
Saiba quem pode participar
O Programa de Irrigação (acesse aqui) é destinado a qualquer produtor rural e não é atrelado a nenhum financiamento por instituição de crédito, podendo o produtor fazer investimento próprio ou procurar a linha de crédito que melhor atender os seus interesses para a instalação do sistema de irrigação, que podem ser: aspersão (pivôs, carretel, simples); localizada (gotejamento/microaspersão); sulcos (várzeas para milho e soja); e reservatórios de água para fins de Irrigação.
Notícias relacionadas

Escola Família Agrícola de Vale do Sol elege nova diretoria
A chapa única contou com 18 membros e foi aprovada por unanimidade

Amprotabaco propõe criação de câmara técnica aos deputados do Paraná
Objetivo é acompanhar a implementação da lei da classificação do tabaco nas propriedades rurais do estado

“Procura cresceu 100%”, garante feirante em relação à venda de peixes
Nesta quarta-feira (16) teve início a Feira do Peixe em Vera Cruz, junto ao Espaço do Produtor Rural

Primeira entrega do Programa de Aquisição de Alimentos beneficia 125 famílias em Venâncio Aires
As cestas são compostas por frutas, legumes, verduras e outros itens cultivados pelos produtores locais