Ação presta suporte em Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Montenegro e Sobradinho
Estudantes de Direito atuam no cotidiano das delegacias, em espaços de acolhimento às vítimas, oferecendo informações sobre trâmites judiciais, direitos e medidas protetivas. O projeto de extensão “Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar: Direitos e Garantias Legais da Mulher Agredida” presta suporte em quatro cidades da região: Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Montenegro e Sobradinho.
Criada em 2013 na Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA) de Santa Cruz, a iniciativa tem como objetivo auxiliar vítimas de violência doméstica e familiar. Segundo a professora de Direito da Unisc e idealizadora do projeto, Caroline Ritt, muitas vezes as mulheres que sofrem agressões não encontram o acolhimento necessário ao buscar ajuda. “Não é que as pessoas que trabalham nesses locais não tenham capacidade para isso, mas, muitas vezes, o excesso de trabalho e a falta de um foco específico dificultam o atendimento”, destaca.
A professora explica que a atuação do projeto complementa, mas não substitui, o trabalho da Polícia Civil e não envolve atividades de peticionamento ou exercício da advocacia. “Nosso trabalho é exclusivamente de acolhimento e esclarecimento. Quando a mulher manifesta a intenção de se separar ou de buscar uma medida protetiva, orientamos sobre onde ela pode encontrar o suporte necessário”, ressalta.
Além dos estudantes de Direito, o projeto também conta com o apoio de acadêmicos de Psicologia e de outros cursos, reforçando o atendimento multidisciplinar às vítimas.
Notícias relacionadas
Petição pública pede a permanência de animais em casas geriátricas
O apelo é dirigido a profissionais de saúde, engenheiros, médicos, veterinários, estudantes, professores e órgãos como a Promotoria e hospitais
Falta de fiscalização é um dos problemas apontados por prefeito em relação à falta de energia
Chefe do Executivo em exercício, Juninho Pires, também apontou a falta de qualidade como obstáculo
Reunião entre Prefeitura e Agerst aborda qualidade dos serviços públicos
Entre os principais temas discutidos, destacaram-se o transporte público municipal, o saneamento básico, o recolhimento de lixo e a regulação desses serviços
Sindicato dos Metalúrgicos cria vakinha on-line para ajudar associada
Jaqueline Moraes perdeu tudo o que tinha após sua residência ser consumida por um incêndio