Informação foi confirmada pela prefeita Helena Hermany
Com a alteração no gosto e odor da água fornecida pela Corsan/Aegea, moradores de Santa Cruz do Sul têm buscado fontes alternativas. Um dos pontos que registrou aumento na circulação de pessoas é uma bica localizada no Bairro Faxinal Menino Deus.
Contudo, de acordo com a prefeita Helena Hermany, em entrevista ao programa Direto ao Ponto, da Arauto News, testes realizados por técnicos da Prefeitura apontaram que a água da bica é imprópria para consumo. “Tem aquela bica particular, é um senhor de Portugal que é dono daquele terreno. Aquela água vem de uma vertente, e ele canalizou para fora, e colocou uma espécie de gruta com a figura de Nossa Senhora. As pessoas têm muito aquela impressão que a água é própria para o consumo, e elas estão indo muito ali buscar aquela água”, salienta.
Embora se trate de um local privado, a Administração Municipal decidiu realizar as análises devido à responsabilidade com a saúde pública. “Essa água, sim, é imprópria para consumo. Por ser uma bica particular, não podemos interromper o acesso, mas colocamos uma placa alertando a comunidade sobre a impropriedade da água, conforme os testes realizados pelos nossos técnicos”, explica Helena Hermany.
Moradores afirmam que continuarão utilizando a bica
Na manhã desta sexta-feira (29), a reportagem do Grupo Arauto esteve no local para acompanhar a movimentação. Em conversa com os moradores, muitos afirmaram que continuarão utilizando a água da bica como alternativa de abastecimento.
Morador do Bairro Faxinal Menino Deus há 30 anos, Jair Schmidt, de 54 anos, disse que consome a água da bica há cerca de cinco anos. “Se essa água fizesse mal, eu já estaria morto. Uso para o café, chimarrão, para tudo”, relata.
Outro morador, que preferiu não se identificar, afirmou que utiliza a água da bica desde criança. “A água é cristalina. Sempre usamos”, comenta.
Leia também
Notícias relacionadas
Cartinhas da FelizCidade podem ser adotadas até segunda-feira
Para facilitar a rotina de quem trabalha fora, também no último dia, a prefeitura ampliará o atendimento, mantendo as portas no intervalo do meio-dia e também entre 17 e 19h
Detonação de rochas para as obras da RSC-287 ocorre na tarde deste sábado
Rodovia estará bloqueada e será implementado um raio de isolamento de 150 metros do local da detonação, por questões de segurança.
Tá na Hora aborda os planos de governo da nova gestão de Santa Cruz
Sérgio Moraes e Alex Knak vão abordar planejamento para os próximos quatro anos
Prefeitura realiza leilão de bens móveis inservíveis no dia 18
Entre os itens listados para venda no pregão estão retroescavadeiras, motocicletas, caminhões e kombis, entre outros produtos