Diversas campanhas e iniciativas chamam a atenção para a importância do cuidado com a saúde mental
O mês de setembro é considerado nacionalmente, o mês de prevenção ao suicídio. Durante o mês, diversas campanhas e iniciativas chamam a atenção para a importância do cuidado com a saúde mental. Desta forma, o Comitê Municipal de Prevenção do Suicídio promove ações especiais para marcar a campanha Setembro Amarelo, em Venâncio Aires. Com o tema “Ressignificando a vida em meio à crise”, a programação inclui caminhada, palestras e encontros entre as atividades que buscam divulgar ações em prol da vida, dentro do mês dedicado à causa.
As atividades em alusão à campanha serão iniciadas na próxima terça-feira (3), quando ocorre o encontro com médicos da rede municipal para debater a temática “Transtornos mentais: manejo no pós desastre”, com o médico Alex Terra.
Para a quarta-feira (4), está programada a Caminhada “Ressignificando a Vida”, a partir das 14 horas, em frente a Igreja Matriz São Sebastião Mártir. Conforme a coordenadora do Comitê, Analuci Pesqueira, durante a passeata, haverá distribuição de frases com o objetivo de desmistificar o sofrimento mental e valorizar a vida. “Caminhamos pelas ruas do centro da cidade distribuindo frases e conversando com as pessoas sobre prevenção e ações do Comitê aqui no Município. Conversaremos com o público, levando informações de que temos um serviço que ajude a nossa população a refletir e falar sobre as questões relacionadas ao suicídio”, destaca a coordenadora.
No dia 11 de setembro, está agendado o encontro do Grupo de Apoio a Sobreviventes Enlutados por Suicídio. A atividade será realizada na Paróquia São Sebastião Mártir, sala 5, no horário das 14h às 16h. “Esse será um espaço de acolhimento, sem tabus nem julgamentos. Nosso objetivo é construir uma rede de apoio entre pessoas em luto pelo suicídio”, ressalta Analuci.
E para encerrar o cronograma de ações, o Comitê organiza um seminário aberto ao público com o tema “Ressignificando a vida em meio à crise”. A atividade será realizada no dia 13 de setembro, no Campus do IFSUL, com início às 13h. O evento é gratuito e os interessados em participar do evento podem se inscrever clicando aqui.
Sobre o comitê:
O Comitê Municipal de Prevenção dos Suicídios é composto por representantes de diversos setores da sociedade e por profissionais representantes de serviços da saúde, assistência social, educação e segurança. Atualmente são 35 membros que se reúnem mensalmente, abordando temas relacionados a prevenção ao suicídio. “O Comitê tem como objetivo principal a promoção da vida, prevenção e pósvenção dos suicídios, através de ações amplas que vão desde palestras em escolas e empresas, até atendimentos individuais e em grupo”, destaca a coordenadora.
Programação Setembro Amarelo:
- Terça-feira, 03/09 – Palestra “Transtornos mentais: manejos no pós desastre”, com o médico Alex Terra, para médico da rede municipal de saúde
- Quarta-feira, 04/09 – Caminhada “Ressignificando a vida”, concentração na Igreja Matriz São Sebastião Mártir, a partir das 14h.
- Quarta-feira, 11/09 – Encontro do Grupo de Sobreviventes Enlutados por Suicídio, na Paróquia São Sebastião Mártir, sala 5, das 14h às 16h.
- Sexta-feira, 13/09 – “IV Seminário: Ressignificando a vida em meio à crise”, no Campus do IFSUL, com início às 13h.
Notícias relacionadas
OMS pré-qualifica primeira vacina contra mpox
Imunizante é produzido pela farmacêutica Bavarian Nordic
Santa Cruz realiza 2º Seminário Intersetorial do CadÚnico e Bolsa Família
Encontro reuniu 85 profissionais de assistência social, educação e saúde e teve objetivo promover o trabalho articulado entre as áreas
Mapeamento revela que enchentes atingiram 9% do território de Santa Cruz
No município, 11.303 pessoas ficaram desalojadas, 284 desabrigadas, 85 feridas e duas vieram a óbito
Tudo o que você disser poderá ser usado…
Frase bem comum no cinema, aqui usamos para destacar que as crianças também podem - e vão - se apropriar daquilo que os adultos falam, entendendo ou não o real significado do que reproduzem. Portanto, fique atento às 'palavras' que pronuncia.