A distinção é dedicada para educandários que alcançam os melhores resultados de alfabetização
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Scherer, de Venâncio Aires, está entre os educandários destacados pelo Governo do Estado, com o Prêmio Alfabetiza Tchê 2024. A relação das 200 instituições públicas de ensino de todo Estado, foi divulgada nesta semana juntamente com o convite para que o município esteja na solenidade de premiação que vai acontecer na manhã da próxima quarta-feira (2), no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo.
A distinção é dedicada para escolas que alcançam os melhores resultados de alfabetização, a partir do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers) que calcula o Índice de Qualidade de Alfabetização (IQAe). O programa é uma política pública do governo estadual, que tem como objetivo alfabetizar todos os alunos até o final do 2º ano.
Na rede municipal de Venâncio Aires, o programa é realizado em todas as 18 escolas de Ensino Fundamental, nas turma de 1º e 2º anos, que recebem também material didático para alunos e professores. “Além do material que recebemos, acontecem também encontros presenciais com os professores para compartilhamento de experiências e práticas exitosas e avaliação de fluência leitora no início e no final do ano letivo, resultados que são usados para avaliar o desenvolvimento do programa e estabelecer estratégias”, explica a articuladora do programa, Jéssica Priscila Campos da Silva.
“O fato da rede municipal de Venâncio Aires, representada neste ano pela Emef Alfredo Scherer, estar entre as 200 melhores escolas públicas em alfabetização no Estado é motivo de orgulho e comprometimento em continuar avançando. Qualificando o início da caminhada escolar iremos colher frutos em toda vida escolar dos nossos alunos. Parabenizo também a Escola Estadual Cônego Albino Juchem pela premiação, é assim, em regime de colaboração, que iremos tornar ainda mais Venâncio Aires uma Terra de Desenvolvimento”, destaca o secretário municipal de Educação, Emerson Elói Henrique.
Notícias relacionadas

Caso importado de sarampo no Rio Grande do Sul é alerta para a necessidade da vacinação
Paciente é morador da Capital, que retornou de viagem dos Estados Unidos, e não possui comprovação vacinal

Representantes da Corsan e vice-prefeito vistoriam obras de expansão da rede de esgoto
O grupo percorreu as ruas dos bairros Santo Inácio e Verena

Crianças de projeto social recebem prefeito com música e dança em Rio Pardinho
No local, 60 crianças e adolescentes da localidade são atendidas de segunda a quarta-feira, no turno inverso ao da escola

Associação dos Moradores do Bairro Esmeralda de Santa Cruz promove galeto solidário
Ação é em prol de Melissa da Rosa Oliveira de Assis, que foi diagnosticada com Leucemia Linfoide Aguda tipo B