Objetivo é a estruturação e consolidação de iniciativas familiares no mercado local
Nos últimos dois anos, o número de agroindústrias regularizadas em Santa Cruz do Sul dobrou, um reflexo do trabalho da Secretaria Municipal da Agricultura na estruturação e consolidação de iniciativas familiares no mercado local. O resultado é fruto do Programa Municipal da Agricultura Familiar, criado em 25 de outubro de 2022 para fortalecer o setor.
Em entrevista ao Grupo Arauto, o secretário Décio Hochscheidt destacou que o esforço conjunto da Administração Municipal e dos produtores começou a gerar resultados significativos neste ano. Segundo ele, um dos fatores importantes foi a liberação de uma nutricionista para orientar os produtores em questões como rotulagem, boas práticas de manejo e cursos específicos.
“Nós conseguimos orientar as pessoas que realmente buscavam essa alternativa e a gente fica feliz, porque nós inauguramos bastante agroindústrias nos últimos anos. Eu digo sempre o mais importante: não adianta você motivar e inaugurar, se você não ajuda também”, afirmou.
Atualmente, o município conta com 29 agroindústrias familiares, das quais 15 foram legalizadas graças à implementação do programa. O secretário destacou que um marco recente foi a participação de sete dessas agroindústrias na programação do Enart, evento cultural que proporcionou visibilidade e oportunidade de negócios para os produtores locais.
Outro destaque é o programa vale-feira, que concede R$ 130 mensais aos servidores municipais para serem gastos nas feiras rurais da cidade. Segundo Hochscheidt, a iniciativa injeta aproximadamente meio milhão de reais por mês no comércio de produtos locais. “Isso com certeza deu uma alavancada. A gente se reúne com a comissão de feiras a cada dois meses, e a gente tem testemunhos que com certeza muitos jovens, em cima disso, permaneceram no interior, porque apareceu uma alternativa melhor de venda do que estava acontecendo até então“, disse.
Ouça a entrevista completa:
Notícias relacionadas
Estiagem prejudica desenvolvimento das lavouras de verão no RS
Na região de Soledade, o estresse hídrico nas lavouras de soja aumentou. Durante as horas mais quentes, as plantas apresentam folhas murchas, mas com recuperação à noite e pela manhã
Entre Vale do Sol e Herveiras, colheita da uva adoça economia e o turismo regional
Videiras do Vale dá início à vindima e vislumbra em dois anos crescimento em 10 vezes em relação ao projeto inicial, criado em 2013
Plantio360 será tema de Dia de Campo em Soledade
Iniciativa visa aumentar a estabilidade produtiva através da melhoria estrutural do solo, química, física e biológica
Com falta de água, comunidades do interior dependem de caminhões-pipa para abastecimento
Secretária de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Prissila Bordignon, defende a modernização do sistema para saber quando falta água