Objetivo é garantir a segurança da população ao remover enxames de áreas públicas e propriedades particulares
A Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul realizou a entrega de 50 caixas para a captura de enxames de abelhas, em conformidade com o termo de cooperação firmado com a Associação Santacruzense de Apicultores (ASA) . Esta parceria, que já existe há vários anos, tem como objetivo garantir a segurança da população ao remover enxames de áreas públicas e propriedades particulares, transferindo-os para apiários locais.
“Através dessa iniciativa, estamos preservando abelhas essenciais para a polinização e produção de alimentos, além de apoiar nossos apicultores locais,” destacou Décio Luis Hochscheid, Secretário Municipal de Agricultura.
As caixas, adquiridas ao custo de R$ 209,00 cada uma, totalizando um investimento de R$ 10.450,00, foram entregues para a ASA, que será responsável por sua utilização. A operação envolve a Guarda Municipal, que aciona a ASA em casos de necessidade de captura de enxames. Com a remoção segura dos enxames, os apicultores locais podem utilizá-los para a produção de mel, evitando a exterminação das abelhas.
Esta iniciativa é uma colaboração entre a Secretaria de Agricultura, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, e a Secretaria do Meio Ambiente. A recente aquisição das caixas foi realizada pela Secretaria de Agricultura, com a previsão de que outras secretarias também adquiram caixas no futuro para apoiar os apicultores locais.
Notícias relacionadas
Estufa de tabaco tem queima total no interior de Santa Cruz
Houve queima total da estrutura que armazenava 400 varas de fumo. Não teve feridos
Rodada de reuniões sobre o preço do tabaco não teve acordos
Os representantes dos produtores de tabaco garantem que não encerraram as negociações e a última rodada é organizada para o início de fevereiro
Safra agrícola deve aumentar entre 8% e 10% em 2025, segundo Conab e IBGE
Duas projeções diferentes, divulgadas nesta terça, apontam que a produção de grãos, leguminosas e oleaginosas devem superar a do ano passado
Condomínio Avícola Mato Leitão já produziu mais de 5,2 milhões de frangos
São 19 associados, dos quais 16 são agricultores residentes no município