União das bandas marciais, tradicionais na Cidade Histórica, deve ser ponto alto da programação no dia 11 de dezembro
O Natal em Rio Pardo, Encanto e Magia, está tomando forma e a comunidade local e visitante pode esperar uma vasta programação cultural entre 11 e 29 de dezembro, destacou a secretária municipal de Cultura e Turismo da Cidade Histórica, Rosi Paim, em entrevista ao programa Direto ao Ponto, da Arauto News.
O desfile temático na rua Andrade Neves será no dia 11 de dezembro, em parceria com várias entidades, explicou Rosi. Mas o destaque, antecipou, fica por conta da grande banda do Noel, com a previsão de reunir mais de 100 músicos integrantes das bandas marciais de Rio Pardo, uma tradição local, que nesta oportunidade se unem para formar a grande banda do Bom Velhinho.
Implantado no ano passado e garantido para este Natal, o Vilarejo do Papai Noel é um espaço lúdico e religioso, ideal para as crianças fotografarem e encontrarem com o Bom Velhinho, e onde também vai haver programação como mágica, teatro, contação de histórias, ilustrou a Secretária.
No dia 15 de dezembro, está na agenda a apresentação do mágico Alex, e o show de Régis e Ismael no palco principal; dia 16, no Centro de Cultura haverá apresentação de produções contempladas pela Lei Paulo Gustavo, às 20h; no dia 17 tem teatro e no dia 18 contação de histórias. Dia 19 de dezembro uma novidade: o auto de Natal produzido por artistas locais, no Centro de Cultura.
Dia 20 tem o show das bandas marciais; dia 21 a banda Lithios se apresenta e ainda tem teatro Sofia, a menina que odiava o Natal; e durante o dia a feira do empreendedor. Para o dia 22 está prevista uma banda de pagode e Marcos Henrique; e no dia 23 a banda Sétimo Sentido. Neco Machado ainda a confirmar data. Até o dia 29 de dezembro a programação acontece de forma gratuita à população, frisou Rosi.
Aliás, os festejos natalinos, que também têm por motivação fomentar o comércio local nesta data tão importante, a mais significativa para os lojistas, focam especialmente o lado lúdico, cultural e religioso, assegura Rosi. “Lembrar a religiosidade e a parte lúdica, da criança que existe dentro de nós”, frisou.
O Natal em Rio Pardo, reflete ela, tem sido uma construção, para aos poucos atrair também visitantes. Não é um evento consolidado como o carnaval, mas a cidade se prepara para receber o visitante com uma programação bonita e marcante.
Por falar em carnaval…
É só no ano que vem, mas logo logo os preparativos começam. Isso porque é a festa mais tradicional de Rio Pardo, e que em 2024 atraiu em torno de 110 mil pessoas para a avenida Gogóia. “É uma festa grande. É feita uma comissão com várias secretarias para estruturar o evento, com ajuda de custo às entidades carnavalescas, com o sucesso que queremos sempre. É o maior carnaval popular do interior do Estado”, frisou Rosi.
Por isso, nos próximos dias a intenção é reunir com as entidades para começar esse processo. Em 2025, são seis noites de festa, começa dia 27 de fevereiro até 4 de março. “Necessita de tempo grande e equipe maior para o êxito”, completou ela, ressaltando a parceria com forças de segurança, o olhar atento para a infraestrutura e as atrações para a folia ser realizada.
Notícias relacionadas
Chegada do Papai Noel é transferida para domingo em Venâncio Aires
Medida foi adotada em virtude da previsão de chuva para esta sexta-feira
Mais de 16 mil ingressos de cinema serão distribuídos para escolas e projetos sociais de Santa Cruz
Iniciativa, em âmbito nacional, visa reaquecer o setor cultural
Conhecidos os premiados do 2º Troféu Cultural de Venâncio Aires
Ao todo, 52 indicados receberam certificados de reconhecimento cultural. Destes, 16 artistas foram agraciados com a premiação
Abertura oficial da Christkindfest 2024 leva magia do Natal a Santa Cruz
Evento iniciou na noite desta quarta-feira e segue até o dia 22 de dezembro