De acordo com Mateus Silveira, as responsabilidades de Estado e proprietários dependem das circunstâncias do ocorrido
Acidentes envolvendo animais soltos têm aumentado na região. Na última quinta-feira (22), uma colisão ocorreu entre um Bitrem, uma carreta e sete cavalos na ERS-412, em Vera Cruz, sendo que cinco morreram. Já nessa segunda-feira (26), houve um novo incidente na RSC-287, na região de Vila Mariante, em Venâncio Aires, envolvendo um animal de grande porte. De acordo com o advogado e professor especialista na área do direito administrativo e constitucional, Mateus Silveira, as responsabilidade de Estado e proprietários dependem das circunstâncias do ocorrido.
Silveira explica que existem duas abordagens principais sobre a responsabilidade em casos envolvendo animais. “O primeiro entendimento é o mais tradicional, que trata os animais como bens, atribuindo ao proprietário a responsabilidade pelos danos causados por eles”, afirma Silveira.
Leia também
A segunda abordagem se refere aos deveres do tutor em relação ao bem-estar do animal. “Com a evolução jurídica, especialmente no que diz respeito aos animais domésticos, há um reconhecimento da necessidade de proteção dos direitos desses animais, inclusive contra seus tutores, em casos de maus-tratos, por exemplo,”, detalha o professor.
Sobre a responsabilidade das concessionárias de serviço público em acidentes envolvendo animais nas rodovias, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) adota a responsabilidade objetiva. Isso significa que a empresa responsável pela rodovia deve responder pelos danos causados em tais situações.
Notícias relacionadas
Professor da University of Greenwich visita a Unisc
A vinda dele decorre dos contatos com o Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Tecnologia Ambiental
Correios divulgam locais de prova de concurso no domingo
Candidatos disputam 3.511 vagas de níveis médio e superior
Torcida Organizada – Arauto News – 09/12/2024
Fim da temporada de 2024 e Renato não é mais técnico do Grêmio // Participantes: Nícolas da Silva, Eduardo Wachholtz, Kássia Machado, Bianca Mallmann e Sandro Viana
Ruas de Santa Cruz recebem novas placas de identificação
Ainda devem ser instaladas, até o final deste ano, 1.053 conjuntos