Reunião também tratou da atualização do teto de gastos previsto pelo Regime de Recuperação Fiscal para o Estado
O governador Eduardo Leite e a secretária da Fazenda, Pricilla Santana, participaram, nesta quinta-feira (27), de reunião virtual com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, para tratar de temas prioritários para o Rio Grande do Sul, com destaque para a renegociação das dívidas dos produtores rurais gaúchos afetados por eventos meteorológicos extremos.
Durante o encontro, o governador reforçou a urgência da prorrogação das parcelas das dívidas dos produtores que vencem em abril. A medida é considerada fundamental para dar fôlego ao setor agropecuário do Estado, que enfrenta dificuldades após sucessivas estiagens e as enchentes históricas de 2024.
Outro tema abordado foram os vetos presidenciais ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), com atenção especial ao ponto que se refere às dívidas garantidas. O governador enfatizou que ainda aguarda resposta sobre ofício enviado há dois meses ao governo federal a respeito da situação do RS diante dos vetos. A reunião também tratou da atualização do teto de gastos previsto pelo Regime de Recuperação Fiscal (RRF) para o Rio Grande do Sul.
“Tivemos uma conversa produtiva, com abertura do governo federal para compreender nossas demandas e buscar soluções. Estamos trabalhando para garantir que o Rio Grande do Sul tenha condições de enfrentar seus desafios fiscais e, ao mesmo tempo, apoiar setores estratégicos da nossa economia, como o agronegócio“, afirmou o governador.
O Ministério da Fazenda se comprometeu a analisar as demandas apresentadas. A reunião dá continuidade às articulações que o governo estadual vem realizando em diversas frentes para buscar soluções estruturantes para o setor agropecuário e para manutenção do equilíbrio fiscal do Estado.
Notícias relacionadas

Classificação nas propriedades coloca Sistema Integrado em risco
Projetos de lei sobre a classificação do tabaco nas propriedades dos produtores no Paraná e em Santa Catarina reacendem discussões sobre os impactos à cadeia produtiva

Governo federal reconhece estado de emergência em Candelária devido à estiagem
Decisão foi oficializada por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União

Edivilson Brum destaca irrigação como foco à frente da Secretaria da Agricultura do RS
Novo secretário falou à Arauto News 89,9 sobre metas prioritárias após assumir a pasta; confira

Audiência pública na Comissão de Agricultura e Pecuária debate medidas contra a seca
Reunião ocorre nesta terça-feira, na Câmara dos Deputados, em Brasília