Assembleia definiu sobre o repasse do INPC acumulado; no entanto, Venâncio Aires optou por não realizar acordo coletivo, em dezembro
O Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP) realizou a assembleia anual com empresários e associados dos municípios de Venâncio Aires e Vera Cruz. Na pauta estava a convenção coletiva dos trabalhadores – setor lojas – cuja data-base destes municípios é o mês de março, assim como a negociação para o acordo coletivo para o horário especial do comércio no fim de ano em ambos os municípios. No que se refere à convenção coletiva, o reajuste aprovado pela assembleia é do repasse do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado dos últimos 12 meses. Já para a elaboração do acordo coletivo para o horário especial de fim de ano – geralmente negociado junto com o sindicato que representa os empregados – os associados de Venâncio Aires votaram contra a realização do acordo, ficando apenas Vera Cruz com a proposta.
De acordo com a assessora jurídica do Sindilojas-VRP Adriane Borba Karsburg a assembleia acabou repetindo o resultado – quanto à não realização de acordo coletivo – apurado no ano passado. “A diferença foi que neste ano, os associados de Vera Cruz pediram para incluir o acordo para o fim de ano, fazendo com que o Sindilojas-VRP e a entidade que representa os trabalhadores possam tratar do tema para criar o regramento do período. É importante lembrar que no ano passado não houve a manifestação do interesse no acordo, situação que se repetiu com os associados de Venâncio Aires”, destaca.
Já com relação ao reajuste salarial dos trabalhadores destes municípios, a assembleia entendeu, conforme Adriane, que o percentual de reajuste da categoria lojas, cuja data-base é o mês de março, será o INPC acumulado nos últimos 12 meses. “Como ainda não temos o índice, teremos que aguardar até a divulgação oficial para então depois completar o documento que formaliza o resultado da assembleia dos lojistas”, acrescenta a assessora jurídica do Sindilojas-VRP.
O presidente da entidade Mauro Spode acredita em uma tendência de não-realização de acordo para horário especial de fim de ano, daqui para frente. “Ocorre que no município de Vera Cruz, Venâncio Aires, assim como em Santa Cruz do Sul, o horário do comércio é livre, assim estabelecido por lei Municipal. Então acaba que, o lojista cumprindo o que diz a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com as orientações do Sindilojas-VRP, pode organizar-se de forma a estabelecer seus horários e calendários especiais nesta época do ano”, complementa.
O resultado da assembleia será encaminhado ao sindicato que representa os comerciários destes municípios, no caso, o Sindicato dos Empregados do Comércio de Santa Cruz do Sul e Região, para então dar continuidade do processo de negociação para os municípios de Venâncio Aires, Mato Leitão e Vera Cruz.
Lojistas de Santa Cruz podem antecipar reajuste
Com relação ao impasse gerado no fim do ano passado e o não avanço da negociação sobre a convenção coletiva dos trabalhadores do comércio de Santa Cruz do Sul, o Sindilojas-VRP vem recomendando aos lojistas, que assim queiram realizar a antecipação do reajuste salarial aos seus empregados, que utilizem o índice do INPC de outubro do ano passado, fixado em 4,6%. “Além de não haver entendimento, o sindicato que representa os trabalhadores ingressou com uma ação na Justiça, e por conta disso, o Sindilojas-VRP entende que seja necessário aguardar os trâmites desta ação judicial para resolução do tema. É importante destacar que esta é uma sugestão, para quem quer antecipar o reajuste, antes do resultado desta ação”, reforça a assessora jurídica do Sindilojas-VRP, Adriane Borba Karsburg.
Notícias relacionadas

Gasolina chega a R$ 6,59 em Santa Cruz do Sul
Nos últimos 12 meses, o aumento é de R$ 0,51

Preço do tomate sobe 80% em um mês nos supermercados de Santa Cruz; entenda os motivos
Acompanhamento mensal dos produtos que fazem parte da cesta básica é realizado pelo Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas da Unisc

“Valorização é importante, mas precisamos pensar a gestão pública de forma mais abrangente”; diz secretário
Titular da pasta de Administração de Santa Cruz, Matheus Ferreira deu detalhes sobre contraproposta apresentada ao sindicato dos servidores

Sistema de adesão ao Refaz Reconstrução já está disponível
Iniciativa é uma das medidas do governo para apoiar a recuperação financeira das empresas atingidas por eventos meteorológicos