Audiência para discutir o tema foi marcada para a próxima sexta-feira
A Prefeitura de Santa Cruz informou ao Ministério Público (MP) que reconsiderará a retirada das tipuanas tombadas na obra do trecho dois do calçadão da Rua Marechal Floriano. Além disso, o Executivo propôs a realização de uma reunião para discussão e debate sobre o tema, conforme consta em despacho emitido pelo MP nesta sexta-feira (28). O MP havia oficiado o município para que reconsiderasse a decisão de supressão de três tipuanas tombadas e danificadas, buscando alternativas de preservação a serem detalhadas pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico ou por especialistas na área.
Em resposta, a Prefeitura confirmou que manterá as árvores no local, mas destacou que o parecer técnico anterior, que recomendava a retirada das tipuanas, foi elaborado com base em avaliações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass) e da Defesa Civil. Dessa forma, a administração municipal esclareceu que qualquer reconsideração técnica sobre o caso dependerá da abertura de um processo administrativo formal, no qual deverão ser apresentados argumentos técnicos do Conselho de Meio Ambiente e de outros interessados.
Diante da complexidade do tema, o Ministério Público marcou uma audiência para o dia 7 de março, às 14h, na Promotoria de Justiça de Santa Cruz do Sul, reunindo técnicos do município e do MP para aprofundar a discussão. O objetivo, segundo o despacho do MP, é garantir que a decisão final considere todas as informações técnicas disponíveis, buscando um equilíbrio entre a preservação ambiental e a segurança da população. A queda das tipuanas está sendo investigada pelo Ministério Público por meio de um inquérito instaurado para prevenir possíveis danos ambientais e paisagísticos.
Notícias relacionadas

Empresários de Linha Nova pedem alargamento de via que leva à RSC-287
Reunião com o prefeito Sérgio Moraes ocorreu nesta segunda-feira

Em visita a Santa Cruz, governador do Rotary participa de doação de R$ 180 mil ao Hospital Santa Cruz
Na oportunidade, ele discutiu novos projetos de apoio à saúde e ao meio ambiente com as instituições locais

Rio Pardo é contemplado com programa de capacitação profissional para pessoas em vulnerabilidade
Entre os cursos estão gastronomia, manutenção de obras, eletricista, manicure, barbearia, informática e auxiliar administrativo

Médica é agredida em unidade de saúde de Santa Cruz
Paciente arremessou uma cadeira contra a profissional e tentou impedi-la de deixar o consultório