Os volumes de precipitação até o final da semana podem ter marcas acima de 100 mm
A MetSul Meteorologia adverte que tem início nesta terça-feira (27) um quadro de instabilidade persistente que será responsável por trazer acumulados de chuva muito altos em partes do Rio Grande do Sul. Mais ao Sul, a Argentina teve chuva de 200 mm a 300 mm em alguns pontos do Centro do país, além de temporais de granizo e até um tornado em Córdoba. A instabilidade do Prata que ontem começou a ingressar no Rio Grande do Sul ficará parada sobre o Estado até o final da semana, o que vai trazer chuva muito frequente até sexta. A chuva em alguns momentos será isoladamente torrencial com risco de temporais.
A MetSul adverte que alguns episódios podem trazer alagamentos e que os volumes de precipitação até o final da semana podem ser bastante altos com marcas acima de 100 mm em muitas cidades, especialmente do Centro, Oeste e parte da Metade Sul. Níveis de arroios e rios nos locais com acumulados de chuva mais extremos exigirão atenção por causa do risco de transbordamento.
Calor
A semana começou com muito calor. As máximas e os valores de sensação térmica (índice de calor) foram altíssimos na segunda-feira. No Estado, fez 39,3ºC em Teutônia, 38,9ºC em Campo Bom e São Leopoldo e 38,3ºC em Santa Cruz. Com a chuva, o calor vai ceder bastante entre hoje e quinta-feira, mas a alta umidade manterá a sensação de abafamento e desconforto.
Notícias relacionadas
A janela e o lençol sujo
Só assim poderemos ter real noção do real valor de nossos amigos
Emei Closs reinicia atividades na próxima semana em Venâncio Aires
A enchente de maio causou danos irreversíveis na estrutura do prédio
Brasil supera marca de mil casos de mpox em 2024
Número supera total notificado ao longo de todo o ano passado
Iniciam trabalhos para pavimentação de ruas do Bairro Progresso
A obra já atingiu 26,65% de sua execução total