Geral

Horta da Peva já recebe as primeiras mudas de verduras

Publicado em: 27 de outubro de 2017 às 12:58 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 16:29
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • compartilhe essa matéria

    Composteira foi criada para destinação dos resíduos orgânicos

    Começa a tomar forma na Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva) a ideia lançada há mais de 60 dias pelo Secretário do Meio Ambiente Clóvis Schwertner e pela psicóloga da Peva Gabriela Moisés Kilian. Schwertner esteve na Peva apresentando a ideia de criação de uma composteira, para destinação dos resíduos orgânicos gerados na casa prisional, quando surgiu a dúvida de qual seria o destino do adubo orgânico gerado na composteira. Foi quando lançaram a opção de se criar dentro da Peva uma horta, coube então à equipe do diretor Elton Ribeiro, encontrar um local e identificar presos que tivessem o perfil para responsabilizar-se pelo plantio e cuidado com a horta.

    Na última quarta-feira (25), o secretário Clovis foi até a Peva verificar o andamento do projeto. Munido de mudas de salsa, cebolinha, pimentão e tomate, Schwertner conheceu o espaço destinado à horta e que inclusive já conta com alface, repolho, beterraba e tomate cereja. Acompanhado pelo Agente da Susepe Ademir da Silva, ele repassou algumas dicas de melhor aproveitamento das mudas bem como técnicas de adubação e plantio.

    Conforme Silva, o objetivo da criação da horta é a destinação do adubo orgânico gerado pela composteira e que é abastecida por resíduos orgânicos coletados dentro das galerias. Ainda conforme ele, as verduras colhidas na Peva serão destinadas ao consumo dos próprios presos e em caso de sobras, elas serão doadas a alguma entidades do município. Os próximos passos são a destinação ode um espaço maior para a destinação das novas mudas entregues por Schwertner.

    Mudas doadas

    As mudas plantadas na horta da Peva foram doadas pelo empresário José Carlos dos Santos, da Éco-agro Comercial Santos e Heck, que em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, fornecerão além das mudas e repassarão dicas e técnicas não só de plantio mas também adubação, tratamento do solo e colheita, bem como as melhores épocas de plantar cada tipo de Hortaliça.