Programação foi rica em palestras, cases de sucesso e oficinas práticas
O 1º Seminário Regional de Paisagismo e Turismo Rural, ocorreu nessa quinta-feira (26), no Ginásio da Igreja Católica São José, em Vale do Sol, e foi um grande sucesso, contando com a presença de cerca de 240 participantes de toda região. O evento destacou a importância do paisagismo e do turismo rural, com uma programação rica em palestras, cases de sucesso e oficinas práticas.
A abertura do seminário foi marcada pela palestra de Tony Backes, paisagista e agrônomo de Nova Petrópolis, que abordou o tema “Paisagismo Essencial: Jardins para vivenciar e resgatar o belo da região”.
Em seguida, dois cases de sucesso foram apresentados. Alice Drost Schiefferdecker compartilhou a história de seu empreendimento “Alice no Paraíso das Flores”, especializado na produção de suculentas em Vale do Sol. Logo após, Silvio Jaeger, do município de Mato Leitão, destacou sua empresa SS Orquídeas, especializada no cultivo e cuidados de orquídeas, revelando os desafios e as conquistas do setor.
Durante o intervalo para o almoço, os participantes tiveram a oportunidade de visitar os expositores. Artesanatos diversos, flores, suculentas, kombuchas, bonsais, produtos para jardins e demais itens foram apresentados, criando um ambiente de troca e inspiração.
No período da tarde, Rosana Simões, coordenadora da Câmara de Turismo Rural, da Secretaria de Turismo do Estado, conduziu uma palestra sobre o desenvolvimento regional através do turismo rural, discutindo estratégias para fortalecer essa atividade.
As oficinas foram um dos pontos altos do evento, permitindo que os participantes escolhessem entre diversas atividades práticas. Silvio Jaeger conduziu uma oficina sobre o cultivo de orquídeas, enquanto Alice Drost Schiefferdecker ofereceu ensinamentos sobre o cultivo de suculentas. Outras opções incluíram uma oficina de harmonização de ambientes e cultivo de bromélias com o engenheiro agrônomo João Antônio Leal da Emater/RS-Ascar de Vale Verde e a produção de mudas de flores com o engenheiro agrônomo Wagner Soares da Emater/RS-Ascar de Passo do Sobrado.
O seminário foi encerrado com o aguardado concurso “A Mais Bela Orquídea”. Entre as 49 orquídeas participantes, a vencedora foi a planta de Janice Molz Werner, que recebeu 39 votos. O segundo lugar ficou com Lisani Rusch, com 31 votos, e Nelsinda Foesch ficou em terceiro, com 18 votos.
O evento reforçou a importância do paisagismo e do turismo rural como vetores de desenvolvimento e preservação da beleza natural, além de promover a troca de experiências entre os participantes.
A iniciativa foi uma realização da Emater-RS/Ascar em parceria com a Prefeitura de Vale do Sol e contou com o apoio da JTI/Arise, Sicredi, Agrofer e Natumate.
Notícias relacionadas
Sesc Venâncio Aires comemora 18 anos do grupo de idosos do Maturidade Ativa
Atualmente, iniciativa reúne 220 membros
Prefeitura e Núcleo de Cultura de Venâncio Aires assinam termo de fomento
Montante será utilizado na realização do projeto “Museu 30 anos: páginas e memórias de um guardião”
Candidatos assinam compromisso com o Santa Cruz Polo Audiovisual
Objetivo foi formalizar o comprometimento dos possíveis representantes em apoiar e fortalecer as iniciativas do ecossistema
Concurso de Redação Tributação e Cidadania premia estudantes
A edição deste ano contou com a participação de 40 escolas e 151 redações