Esta é a primeira avaliação do Inep realizada após a pandemia de Covid-19
Os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, divulgados na quarta-feira (14) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostram que a Rede Estadual no Rio Grande do Sul manteve um rendimento constante nas notas de desempenho. Nesta edição, a participação dos estudantes gaúchos da rede pública aumentou em todas as etapas avaliadas.
O coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura, destaca que o Ideb é o principal índice de desenvolvimento da educação básica. “Ele é um fator que consegue, de fato, medir a qualidade, a aprendizagem e quais habilidades que o aluno ainda precisa desenvolver. Ele faz um comparativo entre as escolas e os dados que temos relativos à educação”, explica.
Quanto ao desempenho da região, o coordenador da 6ª CRE considera a avaliação dos resultados divulgados como positiva. “Dentro do índice da média dos anos iniciais, das 56 escolas avaliadas, somente sete não atingiram a média estadual. Das 54 avaliados no Ensino Fundamental (anos finais), nove não atingiram a média. No Ensino Médio, das 27 escolas, apenas três não alcançaram a média, com todas as demais escolas garantindo a média estadual, com resultados impactantes para nós”, evidencia.
Na Rede Estadual, o levantamento do Ideb 2023 revelou que, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o Estado obteve a nota de 5,8. Nos anos finais do Ensino Fundamental, o indicador foi de 4,7, enquanto no Ensino Médio a nota foi de 3,9.
Os testes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) foram aplicados entre os dias 20 de novembro e 1º de dezembro de 2023, período em que o Estado enfrentava as consequências dos eventos meteorológicos no Vale do Taquari, que comprometeram o acesso aos locais onde as provas estavam sendo realizadas.
Esta é a primeira avaliação do Inep realizada após a pandemia de Covid-19, que afetou toda a rede de ensino e diminuiu a participação dos estudantes na prova de 2021. Os resultados, que avaliam a qualidade da educação por meio de provas de Português e Matemática e das taxas de aprovação nos anos finais das etapas de ensino analisadas, são utilizados para orientar as políticas educacionais.
Notícias relacionadas
Escola Felippe Jacobs realiza Brechó Solidário neste sábado
O evento será realizado na sede do educandário, no Bairro Aliança, em Santa Cruz
Brasil teve 11,39 milhões de hectares atingidos pelo fogo este ano
5,65 milhões de hectares foram consumidos pelo fogo apenas no mês de agosto, o que equivale a 49% do total deste ano
Mais de mil denúncias sobre propaganda eleitoral irregular são recebidas por dia
Relatos podem ser autuados na classe Notícia de Irregularidade de Propaganda Eleitoral (Nipe), a critério da autoridade judicial
Inca e Fiocruz vão produzir dados científicos sobre cigarro eletrônico
Objetivo é fortalecer políticas públicas de controle do tabagismo