Por dia, cerca de 250 pessoas circulam nas três linhas municipais de Vera Cruz. A maior delas é a do Rincão da Serra, que representa a metade desse número
Andar de ônibus, quem nunca? Mas você já parou para pensar quantas pessoas circulam por dia com o transporte coletivo urbano municipal em Vera Cruz? Quantas linhas estão disponíveis e qual o valor de cada uma delas? Recentemente, o Município abriu um processo licitatório para conhecer a empresa que irá administrar estes itinerários pelos próximos 10 anos. Uma foi a campeã, por cobrar o menor valor pela passagem: a empresa Castro. Desde o final de setembro, é ela quem absorve a demanda de passageiros de Coxilha Mandelli, Mato Alto, Linha Henrique D’Ávila, Linha Fundinho, Rincão da Serra e os bairros São Francisco, Boa Vista e Cipriano de Oliveira.
De acordo com dados apurados pelo Departamento Municipal de Trânsito, que fiscaliza o cumprimento do contrato com a empresa, por dia circulam cerca de 250 pessoas nestas linhas. A maior delas é a do Rincão da Serra/ bairro São Francisco, representando 50% deste total. Ela também é a linha que mais horários disponibiliza à população. São 13 no total (de segunda a sexta-feira).
POR QUE O TRANSPORTE PÚBLICO FOI LICITADO?
A Promotoria de Justiça vinha cobrando do Município que as empresas que realizavam o transporte coletivo urbano em Vera Cruz tivessem um contrato para reger as obrigações. A Empresa Pothin era quem transportava os passageiros de Coxilha Mandelli, Mato Alto, Linha Henrique D’Ávila e Fundinho. Este itinerário era histórico, feito há aproximadamente 40 anos por esta empresa. Já o Castro era quem administrava as demais linhas – Rincão da Serra, São Francisco e Cipriano – há 27 anos, segundo o Departamento Municipal de Trânsito. Em 2016, a fim de adequar a legislação, a Prefeitura contratou a empresa PróCidades para a elaboração de um projeto básico. Ele teve como objetivo apontar quais as linhas necessárias, seu custo, os itinerários, etc. O estudo foi entregue ao Município no final de 2016. Este ano, um processo licitatório foi aberto, resultando vencedora a empresa Castro. Foi quando ela passou a administrar todas as linhas municipais.
A matéria completa você confere na edição impressa do Jornal Arauto desta sexta-feira.
Notícias relacionadas
Garbo Negócios Imobiliários: há um ano concretizando sonhos em Santa Cruz
Imobiliária fica localizada na Avenida João Pessoa, número 294, no Centro da cidade
Santa Cruz do Sul terá passe-livre no domingo de votação
Todos os usuários terão direito ao benefício de isenção do pagamento das tarifas, medida que visa facilitar os deslocamentos
Justiça Eleitoral estima divulgação de resultados pelas 19 horas
Ainda que partidos e coligações iniciem logo após às 17 horas a apuração extra-oficial, juiz explica trâmite
Maquete da barragem de Dona Josefa pode ser conferida na Prefeitura
Obra que está em execução no interior de Vera Cruz motivou projeto escolar que está em exposição à comunidade