Local servirá como abrigo temporário para animais sem tutores que precisam de recuperação devido a lesões ou doenças
Com o objetivo de ofertar um espaço alinhado com as práticas de proteção animal e a legislação vigente à causa, o Centro Transitório Animal, anteriormente conhecido como Centro de Bem-Estar Animal, será oficialmente entregue nesta sexta-feira (28) para a comunidade de Venâncio Aires.
Com um investimento de R$ 370.255,73, o local servirá como abrigo temporário para animais sem tutores que precisam de recuperação devido a lesões ou doenças. O CT Animal está localizado na área da antiga Fundação Ambiental de Venâncio Aires (Favan), em Linha Ponte Queimada, no interior do município.
De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Carin Gomes, a mudança de nome do centro reflete um conceito mais moderno. “Temos leis que protegem os animais. Por isso, devemos nos desconectar da ideia dos canis tradicionais, pois eles não existem mais. O CT é um espaço de acolhimento temporário para os cães comunitários que necessitam de cuidados”, enfatiza.
Leia também
O local também oferece suporte para cadelas sem lar que estão grávidas ou cuidando de filhotes. Após a recuperação, os animais serão encaminhados para adoção responsável. Operando há aproximadamente um ano, a infraestrutura do CT conta com seis canis, um gatil, maternidade canina, maternidade felina, áreas para animais silvestres, isolamento, áreas administrativas, almoxarifado, cozinha, higienização e ambulatório.
A capacidade do centro é para cerca de 50 cães, 20 gatos, 10 equinos e uma ala para animais silvestres até eles serem transferidos para os Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). Atualmente, quatro cães estão abrigados no local.
O prefeito Jarbas da Rosa comemora a inauguração e ressalta a importância da nova estrutura. “Esta é a primeira vez que Venâncio Aires dispõe de uma estrutura como a do CT para acolhimento de animais. Temos investido em castrações e atendimentos veterinários através do programa Toda Vida Importa e o CT é uma extensão desse programa, proporcionando um local para os animais que receberam atendimento, ajudando também no controle populacional dos animais de rua”, ressalta.
A solenidade de inauguração ocorre a partir das 14h, e contará com a presença de autoridades municipais, representantes da causa animal e a comunidade local.
Notícias relacionadas
Professor da University of Greenwich visita a Unisc
A vinda dele decorre dos contatos com o Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Tecnologia Ambiental
Correios divulgam locais de prova de concurso no domingo
Candidatos disputam 3.511 vagas de níveis médio e superior
Torcida Organizada – Arauto News – 09/12/2024
Fim da temporada de 2024 e Renato não é mais técnico do Grêmio // Participantes: Nícolas da Silva, Eduardo Wachholtz, Kássia Machado, Bianca Mallmann e Sandro Viana
Ruas de Santa Cruz recebem novas placas de identificação
Ainda devem ser instaladas, até o final deste ano, 1.053 conjuntos