Reunião também serviu para buscar formas de reduzir custos e ampliar o número de atendimentos
Na manhã desta quarta-feira (26), no Salão Nobre do Palacinho, ocorreu uma reunião entre a Administração Municipal e uma equipe do Centro Radiológico Radson – empresa que há 37 anos atua em Santa Cruz do Sul na realização de exames de diagnóstico por imagem. O encontro teve como objetivo discutir alternativas para agilizar o atendimento de pacientes que aguardam pelo SUS a realização de exames – como radiografias, mamografias, biópsias, ressonâncias, entre outros -, além de buscar formas de reduzir custos e ampliar o número de atendimentos.
A reunião foi solicitada pela sócia-proprietária do Radson, Carmela Krebs, e pelo responsável técnico da empresa, Paulo Krebs. Também participaram o prefeito Sérgio Moraes, o deputado federal Marcelo Moraes, o secretário municipal da Saúde, Rodrigo Rabuske, a secretária de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Prissila Bordignon, além das coordenadoras do Radson, Graziela Pitzer e Mônica Hoffmann, e do gerente Paulo Kirst.
Durante o encontro, Carmela ressaltou o compromisso do Radson com a promoção da saúde da população, não apenas por meio dos exames oferecidos, mas também por suas iniciativas sociais. Ela também ressaltou a importância de capacitar os médicos para que os encaminhamentos sejam feitos de forma mais precisa, otimizando diagnósticos e tratamentos, e colocou o Centro Radiológico à disposição para contribuir com a Secretaria Municipal da Saúde. “Temos capacidade de oferecer agilidade e volume de exames para atender às necessidades do município”, frisou.
Na sequência, o secretário da Saúde, Rodrigo Rabuske, enfatizou que a Prefeitura está mobilizando esforços, via Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), para enfrentar um dos principais desafios da saúde pública: as filas para procedimentos de alta complexidade. “O prefeito Sérgio está liderando esse movimento regional e estamos promovendo reuniões para buscar soluções eficazes. Precisamos alinhar os encaminhamentos para garantir um atendimento mais ágil e eficiente”, pontuou.
O deputado Marcelo Moraes complementou a discussão, defendendo a necessidade da criação de um centro unificado de saúde em Santa Cruz do Sul, onde consultas, exames e diagnósticos possam ser concentrados em um único local. Ele enfatizou ainda seu compromisso em garantir a destinação de recursos para que a saúde do município seja cada vez mais qualificada.
Encerrando a reunião, o prefeito Sérgio Moraes reforçou que a saúde é uma prioridade da gestão e que, com o apoio de sua equipe de governo, está determinado a implementar mudanças significativas no setor. “Queremos revolucionar a saúde pública. Santa Cruz já foi referência nessa área e precisamos recuperar esse protagonismo, para melhor atender nossa população que está desassistida”, destacou. Ele também elogiou a iniciativa do Radson em apoiar mutirões e ampliar os atendimentos, reforçando a importância da parceria entre o poder público e a iniciativa privada. “Ficamos muito felizes com o esforço e a intenção de vocês. Quando trabalhamos juntos, os benefícios retornam em dobro para a comunidade”, concluiu.
Notícias relacionadas

“O negócio tem que ser bom para os dois”, destaca presidente da Amvarp sobre acessos na RSC-287
Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, Nestor Ellwanger comemorou o fato do Governo do RS assumir o custo das intervenções

Carreata homenageia São Jorge pelas ruas de Santa Cruz
Evento chegou à 21ª edição e é promovido pelo Templo de Umbanda Pai Ogum Beira-Mar e Mãe Oxum

Milhares de pessoas acompanham cortejo fúnebre do Papa Francisco
Forte esquema de segurança foi montado com drones de vigilância e atiradores de elite durante trajeto até a Basílica de Santa Maria Maior

Sicredi confirma aquisição de área da antiga casa de saúde da família Kaempf
Investimento total foi de R$ 6 milhões. Objetivo é ampliar infraestrutura da cooperativa, bem como preservar parte da história e da reserva nativa