Conhecido popularmente por Abril Verde, proposta quer buscar a conscientização sobre o tema; entenda
O projeto de lei 302/24, de autoria do deputado estadual Airton Artus (PDT) foi aprovado por unanimidade, nessa terça-feira (25), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A proposta institui o Mês Estadual de Segurança e Saúde do Trabalho, popularmente conhecido por Abril Verde.
Conforme o deputado venâncio-airense, o objetivo da medida é conscientizar a população sobre os acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, como também prevenir para que os números, considerados expressivos, diminuam. A ideia é que durante todo o mês de abril sejam feitos eventos, palestras e a iluminação dos prédios públicos na cor verde em alusão à causa.
Artus falou sobre a alegria de aprovar mais um projeto na Assembleia Legislativa e da importância do PL. “Estamos muito felizes, é o nosso segundo projeto de lei aprovado por unanimidade no nosso primeiro mandato. Tem coisas na vida que a gente só dá valor quando falta e a saúde é uma delas, por isso a prevenção e a conscientização são tão importantes para a nossa sociedade”, destacou.
De acordo com dados que motivaram a criação do projeto de lei, em 2022 o Rio Grande do Sul registrou 50,5 mil acidentes de trabalho e 284 mortes relacionadas ao trabalho. Destes, 236 óbitos foram acidentes de trabalho típicos, o que corresponde a 83,1% dos óbitos.
Notícias relacionadas

Após controvérsia, Santa Cruz revê norma para presença de animais em casas geriátricas
Câmara de Vereadores, em conjunto com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, estuda mudanças na legislação para permitir a permanência de cães e gatos nesses espaços

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Cultura avança na execução do plano de governo em Santa Cruz
Secretário Douglas Albers afirmou que 14 dos 15 itens apresentados na campanha já estão em andamento

Nove projetos ingressam em pauta no Legislativo
Sessão ordinária ocorrerá na próxima terça-feira (22), a partir das 16h

Administração de Pantano Grande investe em ações contra enchentes e seca nos primeiros 100 dias
Em entrevista à Arauto News, prefeito Mano Paganotto apresentou um balanço do trabalho realizado pela gestão