Detalhes da investigação foram repassados pelo Cartório do Idoso ao órgão que apura administrativamente responsabilidades éticas de profissionais
O Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF/RS) pediu acesso ao inquérito que trata sobre uma das principais investigações policiais dos últimos anos na região. O documento que detalha o esquema de desvios de verbas, doações e cestas básicas da Associação de Auxílio aos Necessitados (Asan) de Santa Cruz do Sul foi repassado ao órgão pelo Cartório do Idoso da Polícia Civil.
Na justificativa do pedido está a atribuição do conselho em fiscalizar o exercício da profissão farmacêutica, a fim de apurar administrativamente as responsabilidades éticas dos profissionais, uma vez que uma pessoa investigada era farmacêutica no lar de idosos e terminou sendo denunciada pelo Ministério Público (MP) no caso.
O embrião da fase investigatória do Caso Asan iniciou-se em 3 de julho de 2024, quando o MP fez uma requisição à Polícia Civil solicitando investigação de informações sobre desvios após denúncias por pessoas da comunidade.
Durante um mês e meio, os agentes, chefiados pela delegada Raquel Schneider, checaram informações e apuraram indícios de que, de fato, irregularidades poderiam estar acontecendo.
Ao final da apuração, foi identificado pela polícia o desvio total de R$ 1.821.975,10 em dinheiro do lar de idosos, que conta com 75 residentes e fica na Rua Padre Luiz Müller, Bairro Bom Jesus.
Foram indiciadas 14 pessoas. Considerado principal investigado, o ex-coordenador da Asan, Marco Antonio Almeida de Moraes, foi preso preventivamente, e segue respondendo ao processo detido no Presídio Regional de Santa Cruz do Sul.
Desde então, o caso passou a ser analisado pelo Ministério Público e Poder Judiciário, culminando na denúncia e instauração do processo judicial, que segue tramitando na Justiça.
Notícias relacionadas

Brigada Militar prende jovem por tráfico de drogas no bairro Bom Jesus
Uma mulher de 18 anos também foi presa pelo crime de associação ao tráfico

Homem é encontrado soterrado após acidente com caminhão carregado de soja
Fato aconteceu na localidade de Rincão dos Tocos, interior de Tunas

Homens são presos com 20 buchas de cocaína pela Brigada Militar de Venâncio Aires
Indivíduos possuem antecedentes criminais

RS registra primeiro trimestre mais seguro da história e mantém tendência de queda na criminalidade
Indicadores de janeiro, fevereiro e março apontam para um início de ano ainda menos violento que o de 2024