Projeto havia sido aprovado pelo Legislativo em janeiro e recentemente recebeu aval da Administração Municipal
Foi sancionado pelo prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker, o projeto de lei legislativo 002/2025, de autoria do vereador Eduardo Viana (PL), propondo a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para pacientes com câncer em tratamento através do Sistema Único de Saúde – SUS. A medida passa a valer a partir deste ano.
A isenção de será concedida somente para um único imóvel do qual o portador da doença seja proprietário, dependente ou cônjuge do proprietário ou responsável pelo recolhimento dos tributos municipais e que seja utilizado exclusivamente como sua residência e de sua família, independentemente do tamanho do imóvel.
A isenção do IPTU não desobriga o contribuinte do pagamento dos demais tributos e taxas municipais. Ainda, o projeto autoriza o Executivo a conceder remissão de débitos referentes ao IPTU do Imóvel, a partir da data do diagnóstico da doença. Segundo o prefeito, Gilson Becker, a Administração Municipal vai definir e divulgar a sistemática para solicitação da isenção.
O autor do projeto justificou que o IPTU possui custo considerável para quem está em tratamento oncológico, prejudicando a manutenção econômica e a subsistência de todo o grupo familiar. A proposta também vai ao encontro da Lei Federal nº 14.238, de 19 de novembro de 2021, que institui o Estatuto da Pessoa com Câncer, que afirma que um dos direitos fundamentais da pessoa com câncer é proteção do seu bem-estar pessoal, social e econômico.
A lei detalha uma série de requisitos para que a pessoa tenha direito ao benefício, envolvendo a comprovação da doença, especialmente.
Notícias relacionadas

Ações de prevenção a enchentes recebem reforço com doação de R$ 600 mil da JTI
Ato de assinatura do repasse foi realizada na manhã desta sexta-feira, no Cisvale

Servidores municipais de Santa Cruz realizam assembleia para avaliar contraproposta da Prefeitura
Ato ocorre durante esta sexta-feira, na Praça da Bandeira

Ação do Viva o Taquari-Antes Vivo ocorre neste sábado em Venâncio Aires
Na Capital do Chimarrão, o evento inicia a partir das 7h30min

Lago Dourado do lado de lá da ponte, Lago Prateado para cá
Na época, um estudo técnico foi feito, a barragem ganhou desenho, ficaria localizada acima da Cascata do Franke (hoje chamada Cantinho Colonial), ponto que poderia reservar bastante água