Encontro aconteceu no auditório da Procuradoria-Geral do Município
Na manhã dessa terça-feira (25) aconteceu no auditório da Procuradoria-Geral do Município (PGM), de Santa Cruz do Sul, a primeira reunião de 2025 da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME/RS) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), regional Amvarp. Na ocasião, o prefeito anfitrião, Sérgio Moraes, deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância dos conselhos para a melhoria da qualidade do ensino. Em sua fala, destacou a perda de autoridade dos professores nas últimas décadas e a necessidade de uma retomada por mais disciplina dentro do ambiente escolar, como forma de reverter a queda nos índices da educação.
A reunião foi conduzida pela diretora de gestão e normas da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME/RS), vice-coordenadora dos Conselhos Municipais de Educação da regional da Amvarp e presidente do Conselho Municipal de Educação de Santa Cruz do Sul, Maria Cristina Sandin Conrad. Segundo ela, 2025 será um ano de muito trabalho e o objetivo do primeiro encontro é alinhar pautas importantes para os municípios. “São muitos os desafios este ano, mas o grande desafio é a revisão do Plano Municipal de Educação”, destacou.
A promotora regional de Educação, Vanessa Saldanha de Vargas, participou do encontro e fez uma explanação sobre a atuação da Promotoria de Justiça Regional de Educação – responsável por 58 municípios dos vales do Rio Pardo, Taquari e região Centro-Serra – junto aos conselhos municipais de educação. Ela ressaltou a importância do trabalho em parceria e frisou que os conselhos são fundamentais no sistema de ensino e que precisam ter estrutura adequada para fazer frente a inúmeras atribuições.
Outro momento de destaque da reunião foi a escolha da nova coordenação da Undime Amvarp. Como coordenadora titular assumiu Michele Katiani Rech, do município de Vera Cruz, e como suplente Elói Henrique, de Venâncio Aires.
O encontro teve ainda a participação do coordenador estadual da UNCME/RS, Charles Henrique dos Santos, que fez um convite para participação no XV Seminário Estadual da UNCME/RS, que vai acontecer nos dias 13 e 14 de março, no Hotel Ritter, na capital.
Leia também
- Adoção de medidas preventivas para enfrentar onda de calor garante manutenção das aulas na Rede Estadual
- Secretaria da Educação reforça orientações para as escolas estaduais diante da nova onda de calor
- Secretaria da Educação de Santa Cruz quer aumentar número de beneficiados com auxílio escolar de R$ 150
Notícias relacionadas

Venâncio Aires apresenta demandas não contempladas no projeto da concessão da RSC-453; confira
Na próxima quarta-feira, está agendada uma audiência pública na Câmara de Vereadores

Rio Pardo abre processo seletivo para motorista de veículo pesado e operador de máquina
As inscrições iniciam na segunda-feira

Governo federal anuncia entrega de novas ambulâncias para municípios da região
Na região, quatro cidades serão contempladas; confira quais

Santa Cruz é quinto município com mais casos de dengue no estado
Bairros com maior número de confirmações são Centro, Arroio Grande, Dona Carlota, Faxinal e Santa Vitória