Grupo esteve em cidades da Argentina e do Paraguai
Na manhã desta quinta-feira (24), o grupo de danças folclóricas alemãs Grüner Jäger Volkstanzgruppe, de Linha Marechal Floriano, no interior de Venâncio Aires, visitou o prefeito Jarbas da Rosa. O encontro teve como objetivo a entrega de presentes enviados por autoridades dos municípios de Capioví, na Argentina, e Obligado, no Paraguai, além de compartilhar as experiências da turnê internacional.
Presidente do grupo, Gilberto Kurz, destacou que a viagem cumpriu seu principal objetivo: promover a troca cultural. “A missão foi alcançada. A língua alemã era muito semelhante, mas, em outros aspectos, como moeda, estilo de vida, danças e gastronomia, percebemos grandes diferenças. Ficou evidente como fomos bem recebidos em todas as cidades, tanto pela comunidade quanto pelas autoridades locais. Em ambas, os representantes estavam presentes e foram muito atenciosos”, comentou.
A turnê, que durou três dias, começou em Capioví, Argentina, onde, pela primeira vez, um grupo brasileiro se apresentou. Apesar do cansaço da viagem, os integrantes se sentiram motivados ao ver a praça lotada e o público permanecendo até o final das apresentações. Conforme a coordenadora de danças do grupo, Elisabeta Felten, isso foi algo significativo, já que o público local costuma se retirar quando as apresentações não agradam.
Já em Obligado, Paraguai, onde o grupo participou da tradicional Fiesta de La Cerveza, a viagem foi mais curta, permitindo que os dançarinos se apresentassem mais descansados. Elisabeta ressaltou a emoção de ver o público cativado pelas apresentações. “O que mais me emocionou foi saber que um casal que assistiu à nossa apresentação em Capioví viajou até Obligado para nos ver novamente. Eles se emocionaram com a nossa história e quiseram reviver aquele momento”, salientou.
A entrega dos presentes ao prefeito Jarbas da Rosa foi também uma oportunidade de compartilhar de forma descontraída os relatos sobre a viagem e a importância de levar o nome de Venâncio Aires para fora do país. “É um legado que fica para o grupo Grüner Jäger. Essa troca cultural é fundamental e valoriza o trabalho deles, além de fortalecer a cultura alemã em nosso município”, reforçou o prefeito.
A turnê internacional foi realizada com o apoio da Prefeitura de Venâncio Aires, por meio do Termo de Patrocínio nº 004/2024, como parte do projeto “Disseminando e Divulgando a Cultura Alemã”.
Notícias relacionadas
Santa Cruz recebe nesta semana maior festival amador de arte da América Latina
De 15 a 17 de novembro acontecem apresentações culturais, competições e ações de integração social
Vale do Sol anuncia o 1º Concurso de Decoração Natalina para casas e comércio
As decorações devem estar concluídas até o dia 6 de dezembro e permanecerão montadas até o dia 6 de janeiro de 2025
Circo nos Bairros levou magia e diversão às crianças do Bom Jesus
Um lonão de circo e arquibancadas, com capacidade para 150 pessoas, foi montado no campo de futebol do bairro
Rosani, Lori, Isolete, Lizete, Nilo e Luiz são a nova corte da Melhor Idade de Sinimbu
A tarde também contou com apresentações do grupo Arte de Conviver e Elas Violão Encanto de Sinimbu e Grupo Alegria Não Tem Idade de Vera Cruz