No final da votação, foram 251 votos a favor do relatório de Bonifácio de Andrada e 233 contra
O plenário da Câmara dos Deputados se mostrou a favor do relatório de Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), que defende que não deve ser aceita a denúncia contra Michel Temer e os ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha, e da Secretaria-Geral, Moreira Franco. O presidente e os ministros foram acusados de formar uma organização criminosa para ocupar cargos públicos e arrecadar propinas, estimadas em R$ 587 milhões. Temer também foi acusado de obstrução de Justiça. O Planalto nega todas as acusações. O caso envolve ainda outras pessoas que não têm foro privilegiado, como os ex-deputados Eduardo Cunha, Geddel Vieira Lima, Henrique Eduardo Alves e Rodrigo da Rocha Loures; o empresário Joesley Batista e o executivo Ricardo Saud, ambos da J&F.
Tanto o presidente quanto os ministros só poderiam ser investigados pelo Supremo Tribunal Federal se pelo menos 342 do total de 513 deputados se manifestassem contra o relatório. No final da votação, foram 251 votos a favor do relatório de Bonifácio de Andrada e 233 contra. Foram registradas 25 ausências e duas abstenções. (veja no arquivo abaixo como votaram todos os deputados). O plenário da Câmara alcançou o quórum de 342 deputados e iniciou por volta das 19h o processo de votação da segunda denúncia.
Em 2 de agosto, o Plenário rejeitou, por 263 votos a 227 e 2 abstenções, a primeira denúncia da Procuradoria-Geral da República contra Michel Temer, por crime de corrupção passiva.
Deputados da região
Os três deputados federais do Vale do Rio Pardo votaram no começo da sessão. O primeiro a votar foi Heitor Schuch (PSB) que decidiu pela continuidade da investigação. Luis Carlos Heinze (PP) votou em seguida e também optou pela investigação. Sérgio Moraes (PTB) votou a favor do arquivamento da denúncia contra Michel Temer.
Saiba mais:
CCJ aprova parecer que recomenda rejeição de segunda denúncia contra Temer
Ao vivo: plenário da Câmara vota denúncia contra Temer e ministros
Notícias relacionadas
Coligação desmente acusação de corrupção em Gramado Xavier
Coligação “Gramado Xavier Merece Mais” se defende da acusação e alega ser mentira
Justiça Eleitoral mantém candidatura de Joni, em Rio Pardo
Sentença assinada pela juíza Magali Wickert de Oliveira destaca que o registro já havia transitado em julgado
Em Gramado Xavier, suspeita de corrupção eleitoral é investigada
A denúncia aponta que uma candidata a vereadora teria recebido proposta financeira de representante da coligação concorrente para renunciar candidatura
Suspeito por compra de votos é investigado em Fazenda Vilanova
Com o suspeito de 66 anos foi apreendido o valor de R$3.748,50 e dentro do veículo foram apreendidos panfletos de diversos candidatos