Encontro contou com a presença de mais de 30 corretores de imóveis
A Administração Municipal de Venâncio Aires reuniu na tarde dessa terça-feira (24), corretores de imóveis para alinhar as regras do Programa Minha Casa, Minha Vida – Reconstrução, por meio do Compra Casa Assistida, da Caixa Econômica Federal. Mais de 30 corretores da Capital Nacional do Chimarrão compareceram ao encontro, onde foram repassadas instruções sobre como cadastrar um imóvel no sistema da Caixa Econômica Federal para que ocorra a compra assistida e a destinação de imóveis às famílias afetada pela enchente.
Até o momento, são 10 imóveis cadastrados no sistema, e são 275 famílias em aluguel social. Para a secretária de Planejamento e Urbanismo, Deizimara Souza, a reunião era necessária para entender porque um número pequeno de imóveis estavam cadastrados. “Realizamos a reunião com o objetivo de entender por parte dos corretores qual seria o posicionamento deles em relação ao programa. Assim, entendemos que muitas dúvidas surgem na hora do preenchimento dos dados no sistema, e com este encontro conseguimos alinhar os próximos passos”, explica a secretária.
Ao fim da reunião, foi alinhado que a Administração Municipal realizará um relatório que será enviado para a Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal, em Caxias do Sul, com os questionamentos por parte dos corretores, para que a inclusão no sistema de imóveis a venda e de documentos seja de forma correta.
O Programa permite a oferta de unidades habitacionais novas ou usadas em áreas urbanas para a destinação a famílias que tiveram a unidade habitacional destruída ou interditada definitivamente em decorrência dos eventos climáticos. O requisito é que os imóveis estejam em áreas que não foram impactadas pela enchente com valor de venda de até R$ 200 mil. “Este programa faz com que famílias que tiveram suas casas totalmente destruídas conseguem ganhar a sua moradia novamente sem nenhum financiamento. Em um primeiro momento, o programa será direcionado para famílias que estão em aluguel social, justamente por terem perdido as suas casas. Lembrando que, as famílias interessadas devem aguardar mais informações sobre a designação dos imóveis”, destaca Deizimara Souza.
O processo de doação será financiado pelo Fundo de Arrendamento Residencial, dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida – Reconstrução, com fundos fornecidos pelo governo federal.
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