Alta performance da jovem atleta rendeu o convite para disputar o Campeonato Brasileiro em novembro
Um esporte que tem crescido cada vez mais. O beach tennis se popularizou rapidamente no Brasil. Em Vera Cruz e na região, a jovem Giovanna Pick, de apenas 12 anos, se sobressaiu e foi convocada para a Seleção Gaúcha de Beach Tennis. Ela vai representar Vera Cruz e o Rio Grande do Sul no Campeonato Brasileiro, disputado em Recife entre os dias 1º e 5 de novembro, na categoria sub-12 feminino. O convite veio em nota do presidente da Federação Gaúcha de Beach Tennis, Rafael Meneguetti.
Giovanna não se intimidou com o novo desafio, pelo contrário, a jovem já mostra grande entusiasmo para as próximas “raquetadas”. “Me sinto muito feliz, é uma oportunidade para jogar com pessoas diferentes em alto nível. Estou ansiosa pra poder curtir esse momento”, relata. “Ainda levo o jogo como brincadeira. Então entro em quadra e sempre me divirto. Quando tem a derrota fico triste, claro, porém no final das contas o saldo é positivo”, conta.
A jovem explica que a rotina de treinos deve seguir a mesma por enquanto, já que ela joga praticamente todo dia. Com a chegada do Campeonato Brasileiro, em novembro, as quadras devem mudar. “Vou treinar bastante em quadras externas, pois em Recife vai ser assim, com bastante vento”, explica.
Início
A mãe, Alessandra Pick, destaca que o a relação de Giovanna com o esporte surgiu quando a família construiu uma quadra de beach tennis em casa, em março de 2021. O esforço veio do falecido pai, Giovani Pick, que percebeu o crescente interesse dos familiares no esporte e sugeriu a ideia. “A Giovanna ficava observando, batia uma bolinha ou outra, até que começou a jogar com a gente”, lembra Alessandra.
Já em 2022, inscrita em aulas de beach, Giovanna participou dos primeiros torneios com a dupla Verônica Bersch – que ocupa o primeiro lugar na categoria no ranking gaúcho, com a vera-cruzense em segundo -, nos quais logo veio a conquista de um vice-campeonato. Com treinos semanais, Alessandra conta que a filha participa quase todos dias de jogos e que sempre foi motivada a participar de duelos mais complicados. “É difícil, mas ela evolui o jogo dela”, conta.
A iniciativa deu certo e ela ficou em segundo no ranking sub-12 gaúcho. “Ela já está na categoria C e foi campeã neste final de semana”, destaca a mãe. As categorias do beach tennis são divididas em questão de idade (sub-12, sub-14, até o sub-18) e então nas gerais, categorias D, C, B , A e Pro. Mesmo muito jovem, Giovanna se destacou numa das competições mais acirradas do esporte. “Tenho muito a agradecer a meus professores Micheli Duré, Carlos Ruschel e Felipe Pick”, celebrou.
Sangue da atleta
Os pontos fortes da Giovanna vão além das habilidades em quadra. Apesar de ter jogadas curtas excelentes com a raquete, a mãe Alessandra destaca o emocional da filha. “Ela teve, assim como todos nós, muitos altos e baixos. Já houve muito choro em quadra, muita frustração, mas amadureceu muito esta parte. Ela tem muita garra”, salienta. “Eu, como mãe, fico orgulhosa. Corremos bastante, jogamos torneio no sábado à noite aqui e de manhã outro em Porto Alegre. Mas tudo valeu a pena, pois aprendi isso com o Giovani. Ele me ensinou a importância do esporte em todos os âmbitos da nossa da vida. Eu, a Eduarda e o Felipe (irmãos) estamos muito felizes por ela”.
Notícias relacionadas
Ceisc União Corinthians apresenta novo elenco e uniformes nesta quarta
Evento no Anfiteatro do Direito, na Unisc, será restrito a sócios, patrocinadores e imprensa
De olho no mundial de Eisstocksport, Luís Eduardo Kaufmann intensifica treinamentos
Santa Cruz do Sul é conhecida mundialmente por ser o berço do esporte no Brasil
Vera-cruzense conquista 3º lugar na Copa América de Jiu-Jitsu
Em outubro, Eduardo Raupp disputa a 6ª etapa do Circuito Estadual, onde está na quarta posição no ranking, de olho no Campeonato Mundial
Giovanna Pick e Verônica Bersch são campeãs mundiais de beach tennis
Final entre duplas brasileiras foi decidida no tie-break. Competição ocorreu de 11 a 15 de setembro, na Itália