Na contagem regressiva para a chegada da estação das flores, o frio deve se despedir junto com a chuvarada
A primavera começa oficialmente dia 22 de setembro, mas quem percorre as ruas da região já começa a entrar no clima porque tem percebido o florescer de árvores típicas da estação, como os ipês, as azaleias e as orquídeas junto dos troncos. Como será a reta final da estação mais fria?
Segundo o meteorologista e engenheiro agronômo santa-cruzense Marcelino Hoppe, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de temperaturas um pouco acima da média e chuvas um pouco abaixo da média para setembro e outubro. Ou seja, uma transição de estações um pouco mais quente e um pouco mais seca.
Segundo Hoppe, o florescimento de muitas plantas é regulado pelo fotoperíodo e pela temperatura. “O fotoperíodo não varia de ano para ano. Na nossa região varia próximo de 10 horas de luz no inverno para 14 horas de luz no início do verão, em 21 de dezembro. Mas, como a temperatura está mais alta, os ipês e outras árvores floresceram mais cedo”, argumenta.
Notícias relacionadas
Governo orienta população sobre piora da qualidade do ar e possível “chuva preta”
O cenário deve mudar a partir de quinta-feira, com a chegada de uma frente fria, que trará chuvas que irão ajudar a limpar a atmosfera
Confira a previsão do tempo para os próximos dias em Santa Cruz e região
Segundo o ClimaTempo, a chuva pode aparecer no meio da semana
Chuva deve aparecer no fim de semana em Santa Cruz
A semana foi gelada, mas de tempo firme
Região tem amanhecer com temperaturas baixas
No Rio Grande do Sul, algumas cidades tiveram marcas abaixo de zero