Projeção aponta que as vendas do varejo nacional devem crescer 4,7%, na comparação com ano passado
Em um cenário completamente diferente do Dia das Mães, duramente impactado pelos eventos climáticos do mês de maio no Rio Grande do Sul, a aposta do comércio para o Dia dos Pais – comemorado no dia 11 de agosto – é positiva. Um levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) mostra a possibilidade de crescimento na casa dos 4,7% no percentual de vendas. O bom desempenho projetado é também confirmado pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), que acredita na circulação maior de recursos nos municípios gaúchos, especialmente a partir da liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) nas cidades atingidas pelas cheias.
A projeção realizada pela área econômica da Fecomércio-RS mostra que, além da injeção de recursos extas, como o caso do FGTS e outros repasses, as enchentes criaram necessidades para os consumidores, situação que é vista como oportunidade de vendas para o próximo Dia dos Pais. Um incremento na mão de obra, que gerou quase 40 mil novas vagas de emprego no Estado durante o mês de julho, associado a baixa da taxa de juros, também sinalizam de forma positiva com o otimismo do setor.
Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP), Mauro Spode, a data dos pais pode ser considerada como a terceira mais importante do calendário de vendas, ficando atrás do Natal e Dia das Mães. “Este ano vivemos um momento muito peculiar e diferente em maio, em uma situação que não favoreceu o Dia das Mães. No entanto, as condições econômicas mais favoráveis e a retomada dos negócios em nossas cidades muito atingidas pelas inundações, mostram que haverá sim uma boa expectativa para o varejo agora”, destaca.
Conforme o dirigente, além do comércio de peças de vestuário e calçados, a data do Dia dos Pais é também uma oportunidade para segmento de perfumaria e cuidados pessoais, além de itens esportivos, ferramentas e presentes do grupo de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, além do segmento de alimentos e bebidas. “É um cenário de oportunidades diferenciadas, que também é favorecida pelo clima. Vivemos neste inverno a volta da sequência contínua de dias muito frios. Se esta tendência se repetir, e tudo indica que deverá, o comportamento do consumidor será influenciado de maneira positiva com esta data”, avalia o presidente do Sindilojas-VRP, Mauro Spode.
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