Sede da Brigada Militar, que havia sido instalada próxima da via em 2018 para fiscalizar aglomerações, mudará de endereço nos próximos dias
Instalado na Rua Galvão Costa há pouco mais de seis anos, desde 13 de dezembro de 2018, o 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM) passará a funcionar nos próximos dias em sua nova sede em Santa Cruz do Sul. A Brigada Militar local vai atender no Centro Comercial BBTK, localizado na Rua Senador Pinheiro Machado, na quadra entre a Rua Ernesto Alves e a Avenida Paul Harris.
Na época em que o batalhão foi fixado na Galvão Costa, um dos motivos levantados por lideranças políticas e do Poder Judiciário era porque estaria próximo da Avenida do Imigrante, ponto de aglomeração de pessoas, perturbação do sossego, poluição sonora e desordens.
Esse cenário mudou. Em entrevista ao programa Direto ao Ponto da Arauto News 89,9 FM, o tenente-coronel Cristiano Cuozzo Marconatto revelou que a via hoje não está nem próxima de ser o principal problema de perturbação do sossego na cidade.
“Ao longo de anos foi realizado um trabalho integrado ali naquele local, e isso mudou a cultura. Hoje a perturbação do sossego está pulverizada por diversos outros lugares da cidade”, salientou o comandante do 23º BPM.
Ele citou as imediações do Parque de Eventos e o quadrilátero dos bares, restaurantes, choperias e casas noturnas, nas ruas Marechal Floriano, Borges de Medeiros, Marechal Deodoro e Sete de Setembro, como principais pontos de perturbação do sossego atualmente.
“Fizemos um levantamento e no último ano não tivemos nenhuma pessoa procurando a sede na Galvão Costa para reclamar de alguma situação na Avenida do Imigrante. As pessoas ligam para o 190, que funciona em outro local, na Rua 28 de Outubro, no Comando Regional”, complementou o tenente-coronel.
Conforme o comandante do 23º BPM, atualmente, estão fixadas seis câmeras de videomonitoramento que gravam toda a extensão da Avenida do Imigrante e são acompanhadas pelo efetivo 24 horas por dia, sete dias por semana.
“Nossas viaturas não ficar aquarteladas aguardando uma ocorrência. Elas atuam nas ruas, fazem barreiras e abordagens. Então não precisamos de uma estrutura física ali perto para atender uma via específica da cidade. Precisamos atender o município todo”, finalizou Marconatto.
A nova sede da Brigada Militar agora ficará próxima da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), Fórum, Ministério Público e Defensoria Pública.
Notícias relacionadas

Homem é flagrado com motocicleta furtada em Passa Sete
O veículo foi recolhido por um guincho

Brigada Militar prende jovem por adulteração de moto em Encruzilhada do Sul
Ação ocorreu na Avenida Olegário Moreira, no bairro Alto Alegre

Indícios de autoria, custódia no hospital e dinâmica cruel: o que se sabe sobre morte de mulher em Santa Cruz
Companheiro de vítima permanece internado e teria alegado versão sobre assalto; na Câmara, porém, vereador apresentou detalhes do caso

Pedestre é atropelado por carreta na RSC-153
Veículo de carga seguia de Gramado Xavier para Barros Cassal quando ocorreu o acidente. Vítima foi levada em estado grave para o hospital