Sindicato dos Empregados no Comércio de Santa Cruz do Sul e Região defende folga a quem trabalhou em domingos de dezembro, nas vésperas do Natal
Com a proximidade do Carnaval, o Sindicato do Comercio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP) busca esclarecer sobre a abertura das lojas. Na segunda-feira (3), data que antecede o ponto facultativo de Carnaval, o horário de funcionamento do comércio é o habitual praticado pela empresa. Já na terça-feira (4) de Carnaval, o Sindilojas-VRP reforça que a data não é feriado, mas sim, um ponto facultativo.
Portanto, as lojas do comércio de Santa Cruz do Sul podem definir se abrirão ou não, conforme sua necessidade e conveniência. A entidade lembra que nos municípios base de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Vera Cruz o horário do comércio é livre, segundo lei municipal.
Ainda, como em dezembro de 2024 não foi assinado o Acordo de Natal, não há nenhuma folga compensatória estabelecida em acordo, contemplando a data. A entidade recomenda que os empresários comuniquem previamente aos seus clientes sobre o horário de funcionamento nos referidos dias para melhor organização.
Recentemente, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Santa Cruz do Sul e Região emitiu uma orientação aos trabalhadores do setor de lojas, quanto ao trabalho na terça-feira de Carnaval. Segundo entendimento da entidade, todos os trabalhadores que atuaram no comércio nos domingos, dias 15 e ou 22 de dezembro de 2024, têm direito à folga na data – que não é feriado – mas é ponto facultativo de trabalho.
Notícias relacionadas

Feirão de Empregos ocorre no próximo sábado em Venâncio Aires
Objetivo é aproximar trabalhadores e empresas

Inspetoria Veterinária de Santa Cruz reforça vigilância contra febre aftosa e gripe aviária
Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, a médica veterinária, Aline Corrêa, falou sobre as medidas de prevenção

Concurso que vai eleger o Prato da Feira da Produção abre inscrições na terça-feira
Antes mesmo do período oficial, nove agroindústrias locais já demonstraram interesse em participar da escolha

Mais de 200 moradores de rua recebem Bolsa Família em Santa Cruz
Preocupação é com a migração de pessoas para outras cidades sem atualização no sistema e até mesmo casos de indivíduos já falecidos que seguem no cadastro