Se comprovada a fraude à cota de gênero, pode resultar na invalidação de toda a nominata eleita do partido a que ela pertencia
Está em investigação no Ministério Público (MP) uma ação de investigação judicial eleitoral em virtude da suspeita de fraude à cota de gênero, que teria sido cometida nas últimas eleições em Vera Cruz. Segundo a análise da Promotoria, um partido político teria disputado o pleito de 2024 com a candidatura fictícia de uma mulher.
A reportagem do Portal Arauto apurou que o caso atualmente está tramitando na Justiça Eleitoral. Os nomes do partido ou da mulher investigada estão sendo mantidos em absoluto sigilo pelas autoridades. A investigação pode gerar desdobramentos importantes no cenário do Legislativo.
Conforme a legislação em vigor, 30% das vagas nas eleições devem ser destinadas a mulheres. Porém, a Justiça vem investigando se existem irregularidades nas nominatas, como a presença de candidatas que não fizeram campanha, não tiveram recursos ou que pediram votos para concorrentes no pleito.
Nesses casos, os partidos podem ser punidos, e os votos anulados, o que resultaria na invalidação de todas as candidaturas do partido a que ela pertencia no Legislativo, bem como em mudanças na formação da Câmara de Vereadores.
Outra investigação
Esta é a segunda investigação em andamento confirmada pela Arauto em relação ao último pleito eleitoral em Vera Cruz. No último sábado (22), a reportagem já havia divulgado a apuração do MP sobre a compra de votos e abuso de poder econômico envolvendo um vereador. Este caso também segue em andamento.
Notícias relacionadas

“Vítima estava armada”, alega defesa de homem que matou idoso em Rio Pardo
Advogados Ezequiel Vetoretti e Paulo César da Silva divulgaram nota após a prisão preventiva de homem de 33 anos

Preso preventivamente o assassino confesso de idoso em Rio Pardo
Homem admitiu que atirou contra Zimer de Oliveira Rocha em Albardão, mas alegou legítima defesa

Criança morre após ser jogada de ponte pelo próprio pai em São Gabriel
O crime foi registrado na tarde desta terça-feira, por volta de 13h30min

Menino de 3 anos morre vítima de afogamento em Santa Cruz
Criança havia dado entrada no hospital no domingo, após se afogar em uma piscina