Foram excluídos condenados pelo 8 de janeiro e abuso de autoridade
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nessa segunda-feira (23) o indulto natalino de 2024. Na edição deste ano, publicada em edição extra do Diário Oficial, foram priorizadas pessoas condenadas que pertencem a grupos que estão em situação vulnerável, como idosos, gestantes, pessoas com deficiência ou doenças graves, como apenados com HIV ou em estágio terminal.
O perdão da pena vai beneficiar gestantes com gravidez de alto risco e mães e avós condenadas por crimes sem grave ameaça ou violência que conseguirem comprovar que são essenciais para garantir o cuidado de crianças de até 12 anos.
O indulto também poderá ser concedido para detentos com transtorno do espectro autista severo e presos que são paraplégicos, tetraplégicos e cegos.
O decreto do presidente Lula não vale para condenados por crimes contra o Estado Democrático de Direito (como os atos de 8 de janeiro), por crimes hediondos, tortura, terrorismo, racismo, lavagem de dinheiro, ocultação de bens, violência contra a mulher, crianças e adolescentes.
Integrantes de facções criminosas, pessoas condenadas por abuso de autoridade e que assinaram acordos de delação premiada também estão excluídas do indulto.
As regras do decreto foram elaboradas pelo Conselho Nacional de Política Criminal e validadas pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.
De acordo com a Constituição, o presidente da República tem a atribuição de editar o indulto. As regras são revisadas todos os anos.
Notícias relacionadas
Legislativo e Unisc estudam parceria para projetos de inserção da mulher na política
Nicole Weber disse que esta é uma de suas bandeiras desde que ingressou no Legislativo e que, este ano, irá intensificar com ações em diferentes níveis
Eduardo Wartchow cita tecnologia para cadastrar e acompanhar demandas de Santa Cruz
Ao assumir Legislativo, vereador do Novo que substitui Leonel Garibaldi fala em aproveitar os recursos digitais para unificar pleitos
Em gabinete, Jeferson Redondo presta juramento e toma posse no Legislativo
No seu mandato, Redondo pretende se dedicar às ações comunitárias, focando seu mandato em atender aos anseios da comunidade
Andrei Barboza realiza segunda edição do Gabinete no Bairro nesta quarta-feira
Entre 14 e 19 horas, o vereador estará no bairro Progresso para ouvir sugestões e demandas da comunidade