Assunto foi abordado na roda de conversa na manhã deste sábado, ponto alto da programação da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência
Iniciada nesta quarta-feira (21), em Vera Cruz, a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência teve como destaque da programação a roda de conversa realizada na manhã deste sábado (24), na Câmara de Vereadores. O tema “Inclusão e protagonismo das pessoas com deficiência” foi conduzido por Vicente Fiorentini, presidente da AFAD, de Porto Alegre, e Gabriel Deliberali Lazzari, bacharel em Educação Física e autodefensor da região sul da Federação Brasileira de Síndrome de Down. Relatos de vera-cruzenses com algum tipo de deficiência enriqueceram a manhã.
Gabriel, que tem Síndrome de Down, contou um pouco da própria trajetória. Aos 27 anos e bacharel em Educação Física, disse que “minha família sempre defendeu que o melhor lugar para a aprendizagem é a escola”. Ele frequentou escolas comuns, superou muitas dificuldades para ir subindo de degrau.
Para ele, ter convivido em escolas regulares foi enriquecedor. A criança que cresce com olhar aberto às diferenças, disse, aprende a não discriminar. Atualmente, Gabriel faz curso de Cinema e Televisão, e estuda italiano. “Nunca é difícil chegar onde quer chegar”, declarou.
Vicente Fiorentini, presidente da Associação dos Familiares e Amigos do Down, a Afad, destacou à plateia a importância de não misturar saúde com deficiência. “Deficiência é uma condição e não uma doença”, frisou. Da mesma forma, salientou da importância da inclusão escolar, da acessibilidade e dos direitos humanos.
Elisa Cerentini, coordenadora da Educação Especial do município e presidente interina do Compede, falou que dar visibilidade às pessoas com deficiência e abrir o olhar da sociedade para esse tema tão importante e que merece cada vez mais espaço.
Notícias relacionadas
ARAUTO REPÓRTER UNISC 19 de Setembro de 2024
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Feriado de 20 de Setembro altera serviços em Santa Cruz. ➡️ Assembleia dos comerciários propõe reajuste e não ao trabalho aos domingos. ➡️ Justiça Eleitoral determina novas regras a partir de HOJE…
Inscrições para o Programa Troca-Troca de sementes de milho encerram nesta quinta-feira
Cada agricultor pode encomendar até seis sacas
Em alusão ao Dia da Árvore, escola Adelina recebe o plantio de mudas nativas
Ação reuniu diversas entidades a fim de gerar conscientização a respeito da importância da biodiversidade
Programa Qualifica Venâncio oferta vagas para quatro novos cursos
As inscrições serão realizadas no dia 29 de setembro, no Espaço Venâncio Empreendedor