Câmara de Vereadores

Com relato da atuação irregular de flanelinhas, indicação pede aumento da fiscalização na Praça Getúlio Vargas

Publicado em: 24 de fevereiro de 2025 às 17:00 Atualizado em: 25 de fevereiro de 2025 às 11:24
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • PRAÇA DA CIDADANIA OCORRE NESTE DOMINGO, NA GETÚLIO VARGAS | ARQUIVO ARAUTO
    compartilhe essa matéria

    Protocolado pelo vereador Eduardo Wartchow (Novo), o documento começou a tramitação no Legislativo na sessão desta segunda-feira

    A atuação irregular de flanelinhas na região central de Santa Cruz do Sul é alvo de uma indicação que pede reforço na presença das forças de segurança na Praça Getúlio Vargas. Protocolado pelo vereador Eduardo Wartchow (Novo), o documento começou a tramitar na Câmara de Vereadores na sessão desta segunda-feira (24).

    De acordo com o parlamentar, a praça, um dos principais espaços públicos, tem registrado aumento na presença de pessoas em situação de rua e de flanelinhas. Esse segundo grupo, segundo o relato de frequentadores ao político, têm abordado os usuários do local de maneira insistente e isso tem desconforto e sensação de insegurança.

    Os flanelinhas não são uma exclusividade do município. Em outras regiões do Brasil, dizem vigiar ou até mesmo lavam veículos estacionados em troca de remuneração. Em alguns casos, são enquadrados no artigo 158 do Código Penal, com crime de extorsão, por deixarem subentendido que danificarão o carro caso não recebam o pagamento.

    “A Getúlio Vargas é um espaço público importante para a comunidade, sendo utilizada diariamente por pedestres, famílias e trabalhadores. No entanto, há um aumento significativo da presença de moradores em situação de rua e de flanelinhas, alguns dos quais têm abordado e incomodado frequentadores, gerando sensação de insegurança”, colocou o vereador.

    O vereador propôs que a intensificação do patrulhamento da Guarda Municipal e da Brigada Militar, especialmente nas áreas mais movimentadas da praça, seja implementada como medida para evitar possíveis situações de risco e garantir a tranquilidade dos frequentadores.

    Leia também