Lançamento oficial ocorreu nesse domingo durante programação especial
“Muitos irão se identificar com algum item, por menor que seja. Estamos fazendo a nossa parte e preservando nossa história, de Mato Leitão”, disse o prefeito Carlos Alberto Bohn durante a abertura oficial da Casa de Cultura. A cerimônia foi realizada na tarde desse domingo (22).
O ato, com a presença de autoridades e grande público, integrou o Natal das Orquídeas, durante o ‘Domingo Cultural’. A Casa de Cultura, que ficará aberta em dois turnos para visitação pública, está localizada no antigo prédio da Prefeitura, na Rua Leopoldo Hinterholz.
O local conta com biblioteca, Sala do Artesão, sala para guardar trajes típicos, sala para peças de museu, sala de música e exposições.
A primeira-dama e secretária da Educação, Cultura e Desporto, Vera Beatriz Lermen Bohn, lembrou dos antepassados que deixaram muitas histórias que agora são devidamente preservados. “É respeito e reconhecimento pelo que eles fizeram e nos deixaram. Foi trabalho árduo e intenso da nossa equipe (Educação) para deixar tudo pronto e organizado”, disse.
Vera Bohn destacou Edmundo Konzen, pioneiro no cultivo da flor orquídea, símbolo de Mato Leitão. “Ele vinha de Lajeado e avistou durante o trajeto (região de Cruzeiro do Sul) uma orquídea numa figueira. Konzen voltou de bicicleta até o local e recolheu uma muda da planta. Assim começou essa importante relação da nossa comunidade com a orquídea e hoje somos reconhecidos por lei estadual como Cidade das Orquídeas.”
Notícias relacionadas
Festival Santa Cruz de Cinema já tem mais de cem filmes inscritos
Organizadores projetam ultrapassar número registrado no ano passado
À diretoria da Associação Tradicionalista Santa-Cruzense, Prefeito garantiu revitalização do Parque de Rodeios
Sérgio também mencionou planos para a construção de um cercado, separando os espaços do Parque de Rodeios e do Autódromo Municipal
Coral da Afubra comemora 30 anos
Atualmente sob a regência de Gustavo Sehnem, o Coral da Afubra conta com 32 membros
Miss Universe Rio Grande do Sul 2025 é do Vale do Rio Pardo
Ela representará o Estado na etapa nacional, que ocorre em fevereiro