Utreia Festiva Diocesana, evento de fé e celebração da amizade, ocorre a partir das 19h
O Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) da Diocese de Santa Cruz do Sul realiza, no próximo sábado (23), sua Utreia Festiva Diocesana. O evento que é uma celebração de fé e confraternização ocorre na Paróquia São Cristóvão, em Lajeado, com a participação de 800 pessoas. A programação inicia às 19 horas com a celebração de uma missa, na sequência, ocorre um jantar de confraternização.
Conforme a coordenadora do MCC de Santa Cruz do Sul Maria Helena Felzmann Menegat, a utreia é um evento que reúne a espiritualidade e a confraternização entre os membros cursilhistas de toda a diocese. “É um momento de renovarmos a nossa fé, e ao mesmo tempo é uma confraternização com todos os setores que formam o Movimento aqui na região. Estamos muito felizes com a realização do evento, que em cada ano é em um local diferente”, salienta.
A última edição, segundo a coordenadora, ocorreu em 2022, no município de Venâncio Aires. Neste ano, o comando da utreia é com o Setor de Lajeado do MCC. Segundo o coordenador da Utreia, Claiton Derly Santos, o evento será realizado na Paróquia São Cristóvão, a partir das 19 horas. “Primeiro se faz uma recepção a todos os setores que estão presentes e, acompanhados do Grupo Executivo Diocesano, todos ingressam na igreja para a celebração da santa missa”, explica.
A missa será celebrada pelo padre Rogério Kunrath e demais sacerdotes da diocese ligados ao MCC. Após o momento espiritual, os convidados serão recepcionados no salão paroquial da São Cristóvão, onde será servido um jantar. No cardápio, churrasco com cortes bovino, suíno e frango e saladas diversas. Os cartões para o jantar estão à venda com os cursilhistas e podem ser adquiridos de forma antecipada pelo valor de R$ 40,00 por pessoa. Crianças até 7 anos não pagam. De 8 a 12 anos, o valor do cartão é R$ 20,00. Haverá brinquedos infláveis para as crianças e animação com banda de cursilhistas Irmãos D’Lucca. A expectativa é reunir 800 pessoas no evento.
Renda pró-Retiros Loyola
O lucro líquido da Utreia Festiva Diocesana será destinado para a obra de troca do telhado da Casa de Retiros Loyola, de Santa Cruz do Sul. O espaço, no qual são realizados os cursilhos e retiros espirituais, organizados pelo Movimento dos Cursilhos de Cristandade (MCC), precisa passar pela reforma para substituição da cobertura.
Os termos utilizados pelo MCC, como a própria Utreia, para definir um evento festivo e espiritual, vêm da tradição da Juventude da Ação Católica Espanhola (JACE), fundadora do MCC no mundo. Por conta disso, alguns termos e expressões utilizadas não têm uma tradução literal para o português.T
Notícias relacionadas
Daer implanta novo sistema para agilizar autorização especial de trânsito
Documentos são necessários para veículos de carga que excedem os limites padrão de peso
Mais de 60 lixeiras comunitárias serão instaladas em Venâncio Aires
Pontos serão escolhidos com base nas solicitações dos moradores das áreas urbana e rural
Aturvarp realiza assembleia e apresenta projetos aos municípios
Encontro ocorre na próxima quarta-feira, em Santa Cruz
Bolsa Família é cancelado para candidatos eleitos em 2024
No total, 1.194 famílias em todo o país foram desligadas, entre elas, sete pertencem a prefeitos, 19 a vice-prefeitos e 1.168 a vereadores