Operação Verão começa só em 20 de dezembro, mas atenção às dicas de segurança são válidas com a chegada do calor
Com a chegada das temperaturas mais altas que anunciam o verão, também cresce a preocupação com a segurança de banhistas e o risco de afogamento no litoral e nas áreas de rio, açude, cascata e lagos. O comandante do pelotão do Corpo de Bombeiros de Santa Cruz, Ângelo Dias Barros, trabalhou por 30 anos na Operação Golfinho, atual Operação Verão, e sabe das armadilhas que os locais podem reservar. Com a água turva em rios e açudes, por exemplo, pedras, troncos, galhos e arames que ficam submersos podem causar afogamentos.
A coloração da água e a correnteza que arrasta materiais apresentam riscos, frisou o bombeiro, pois a pessoa entra na água sem o devido cuidado e pode ficar presa. Ângelo orienta que ninguém vá se banhar sozinho, porque se algo vir a acontecer pode pedir por socorro. Mas também apela que ninguém faça o resgate se não tem conhecimento ou preparo técnico para tal. “Tente colocar galho, bola, corda, até o estepe do carro funciona como boia, porque se a pessoa entrar para fazer esse salvamento e não tiver esse conhecimento ela será a próxima vítima”, sublinha.
Principal dica que o comandante compartilha é: sempre vá em local onde tem guarda-vidas. Na região, o balneário Monte Alegre, em Vale Verde, e em Rio Pardo, nos Ingazeiros, Santa Vitória e Porto Ferreira, são locais com essa estrutura. E vai além: que o banhista nunca ultrapasse o limite da água até o umbigo. Outras recomendações não podem ser esquecidas, dar um tempo para digestão após se alimentar e reconhecer que água e álcool não combinam. Inclusive, citou, após ingerir a bebida, a pessoa fica mais eufórica, muitas vezes fazendo brincadeiras de exibicionismo, o que pode confundir uma simulação com um caso real.
A Operação Verão vai de 20 de dezembro até 9 de março, e na região, funcionará de quarta-feira, das 9h ao meio-dia e das 13h30 às 18h30min. Segundas e terças são as folgas dos guarda-vidas.
Ângelo alertou que mesmo para quem conhecia os locais de banho, é bom saber que os leitos mudaram muito após as enchentes. A recomendação é que fiquem próximos dos guarda-vidas, nas guaritas, para serem vistos. E para reforçar a segurança, o uso do colete salva-vidas se faz um importante aliado. “Com dicas simples dá pra aproveitar o verão com segurança e retornar para o lar”, arremata.
Notícias relacionadas
Cusco 2024 vai premiar trabalhos produzidos por alunos dos cursos de Comunicação da Unisc
Evento acontece no Barbudas Bar, no dia 6 de dezembro
Ação comunitária será realizada no Bairro Battisti neste sábado
Evento ocorre na Quadra de Esportes do bairro, das 13h30 até 16h
Vale Verde anuncia R$ 12 milhões para produção de ovos fertilizados
Aviário será instalado em uma propriedade na localidade de Dourados
Nove produtores rurais são contemplados com repasse de mais de R$ 175 mil do Promagro
O programa tem por objetivo incentivar a estruturação e a mecanização nas atividades agrícolas