Com bons resultados em competições estaduais, equipe projeta disputa na Superliga Brasileira de Voleibol
Fundada em 17 de junho de 2020, a Associação Vôlei Venâncio (AVV) vem se consolidando como uma das principais iniciativas esportivas de Venâncio Aires. Com o objetivo de utilizar o esporte como ferramenta de inclusão social e formação de novos talentos, o projeto já conta com mais de 300 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos de toda a região.
Segundo o presidente da associação, Claudionir Bitello, com equipes que vão do minivôlei até o nível adulto, a AVV busca resgatar a tradição da Capital do Chimarrão como polo do voleibol no Rio Grande do Sul, formando equipes competitivas e revelando talentos. “Venâncio Aires, no passado, já foi um polo do voleibol do Rio Grande do Sul, e estava meio parado, desativado. E a gente, em 2020, iniciou o processo da fundação da associação para desenvolver o voleibol aqui na cidade”, explicou.
Apesar de jovem, o projeto já colhe grandes frutos. A equipe feminina sub-16, por exemplo, conquistou o primeiro lugar na Copa Cláudio Braga e está classificada para as finais do Campeonato Estadual. O presidente revelou que a associação tem sonhos ambiciosos que vão além do estado. A médio prazo, projetam a participação na Superliga C e B, competições nacionais, com a ambição de, no futuro, garantir uma vaga na divisão Série A da competição de voleibol, conquistando um reconhecimento nacional.
“E como a gente pretende reforçar as nossas equipes que participam dos estaduais, essas seletivas estão nos trazendo atletas que vão nos dar muita alegria dentro de pouco tempo. A gente pretende, tem sonhos ambiciosos a curto, médio e longo prazo, e acho que a gene vai chegar lá”, afirmou.
Além disso, em 2025 planeja ampliar suas iniciativas, incluindo a introdução de aulas de voleibol em escolas, “para que as crianças tenham o contato com o voleibol, não só na educação física, mas um voleibol mais voltado já ao desempenho”, disse.
Com o Parque do Chimarrão temporariamente indisponível, atualmente a associação conta com uma parceria com o Colégio Oliveira para sediar seus treinos. A demanda, no entanto, supera a capacidade atual, com uma lista de espera de aproximadamente 60 crianças interessadas no minivôlei.
Seletivas abertas
Em busca de reforçar suas equipes, a AVV irá promover seletivas em 30 de novembro e em 7 de dezembro. “A gente pretende abranger toda a região, para que no futuro próximo a gente tenha as equipes todas fortes e competitivas”, concluiu o presidente.
Interessados devem entrar em contato pelo número (51) 9 9254-5279, com o treinador das equipes femininas, Gabriel Endrel, ou no (51) 9 9898-7378, com o coordenador técnico do projeto, Alan Maciel Schuster. Para conhecer mais sobre o projeto, acesse a conta @associacaovoleivenancio no Instagram.
30 de novembro – Ginásio Centro de Eventos Coopeva
- 16h30 – categorias femininas 2012 / 2013
- 17h30 – categorias femininas 2010 / 2011
- 18h30 – categorias femininas 2007 / 2008 / 2009
7 de dezembro – Ginásio Emef Alfredo Scherer
- 9h – categorias masculinas 2012 / 2013 / 2014 / 2015
- 10h – categorias masculinas 2010 / 2011
- 11h – categorias masculinas 2007 / 2008 / 2009
- 13h30min – categoria adulto feminino
Notícias relacionadas
Assoeva anuncia saída do técnico Vandré da Costa
Em nota divulgada pelo clube venâncio-airense, o desligamento ocorreu em comum acordo com o treinador
Olimpíada Distrital de Rotaract Clubs acontece em Vera Cruz
Neste fim de semana, evento reúne jovens de 18 a 30 anos, participantes do Clube de Serviços do distrito 4680
Destaque Esportivo tem 98 inscritos e abre votação popular
São 74 atletas, 13 dirigentes e 11 entidades que buscam o reconhecimento
Atleta de Santa Cruz participará de ultramaratona que inicia nesta sexta-feira
Júlio Becker representa município na Extremo Sul Ultramarathon