Progresso é fruto do trabalho conjunto entre a comunidade escolar, envolvendo alunos, pais e profissionais da educação
O município de Venâncio Aires alcançou o melhor crescimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), conforme os resultados divulgados recentemente pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em 2005, quando o IDEB foi criado, o índice da Educação do município foi de 4,3 para Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), e 3,8 para Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), mas o mais recente resultado, referente a avaliação realizada em 2023, trouxe uma elevação para os Anos Iniciais de 6,5, e de 5,4 para Anos Finais do Ensino Fundamental da Educação Básica, mostrando um saldo positivo em 18 anos.
O secretário de Educação, Émerson Elói Henrique, expressou satisfação com o resultado, destacando que o crescimento representa um marco importante para o município. “Há uma série de fatores que implantamos nessa gestão, como assessoria pedagógica junto as nossas escolas e das supervisões escolares, um novo modelo de formações para os professores municipais por área de conhecimento. A informatização nas escolas, principalmente, com a Robótica. O fato dos professores terem um turno semanal para planejamento das suas atividades e até mesmo um ambiente favorável ao aprendizado, onde fatores como as reformas nas estruturas físicas das escolas e a instalação de subestações de energia que garantem uma climatização mais adequada nas salas de aula”, destacou o secretário.
Venâncio Aires conta com 32 escolas públicas municipais, tendo em vista que as provas foram aplicadas em turmas com mais de dez alunos do 2º, 5º e 9º anos, não multisseriada, de nove escolas de Ensino Fundamental do município. Com uma rede que abrange no total 5 mil alunos, sendo que 3,5 mil alunos são do Ensino Fundamental.
O resultado positivo reflete o esforço coletivo de professores, gestores, coordenadores, diretores e toda a equipe envolvida na educação municipal. Esse progresso é fruto do trabalho conjunto entre a comunidade escolar, envolvendo alunos, pais e profissionais da educação, e investimentos contínuos em formação e infraestrutura. Além disso, o resultado avalia o desempenho das escolas, auxilia na obtenção de recursos e no planejamento de ações futuras. O secretário reforçou que “o engajamento de todos é essencial para a continuidade desse avanço nos índices educacionais, evidenciando o impacto positivo do esforço coletivo na qualidade da educação no município”, conclui Émerson.
O IDEB é calculado a partir dos dados sobre a aprovação escolar, obtidas no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), sendo o principal instrumento de monitoramento da Educação Básica.
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