Policial militar aposentado ficou internado em um leito de UTI por 32 dias
Em poucos dias, Santa Cruz do Sul completa cinco anos desde o primeiro caso confirmado de covid-19. A primeira notificação positiva para a doença que entrou para história ocorreu em 5 de abril. No estado, foi antes, em 10 de março. Um dos moradores do município que enfrentou consequências graves por conta do vírus é o vereador Edson Sortica (PL). Na tribuna do Plenário Nilton Garibaldi, ele disse que, para muitos, a data ficou no passado, mas as lembranças ainda são vivas para quem enfrentou a doença de perto.
Em 11 de março de 2021, o policial militar aposentado deixava o leito da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) depois de 32 dias internado. “Quatro anos desde que eu respirei fundo, longe dos aparelhos, e senti a força da vida me chamando de volta. A covid nos ensinou muito, nos mostrou que não podemos nos acomodar, que precisamos estar preparados para o inesperado e que a adaptação é uma necessidade, não uma escolha. Em meio ao medo e incerteza, aprendemos o verdadeiro valor da resiliência e da solidariedade”, expressou Sortica.
Em nome dos pacientes que receberam atendimento e acolhimento em Santa Cruz, o vereador agradeceu todos os profissionais de saúde. “Se hoje eu estou aqui contando essa história, é porque houve mãos firmes e corações dedicados ao meu lado. São profissionais de saúde que, exaustos, nunca desistiram, médicos, enfermeiros e toda equipe de enfermagens, que lutaram não apenas por mim, mas por milhares de pessoas. A eles, a minha eterna gratidão. São heróis que não usam capa, mas vestem jalecos e enfrentam batalhas diárias para salvar vidas”, falou.
A covid-19 no município
Santa Cruz do Sul é o oitavo município gaúcho com o maior número de casos desde o início da pandemia. Na cidade, a primeira confirmação ocorreu 26 dias depois do caso que iniciou a mobilização dos gestores no estado, em 5 de abril de 2020. A primeira morte em Santa Cruz foi registrada em 11 de maio do mesmo ano. Desde então, o município somou 52.756 casos e 434 óbitos. O ano mais grave foi 2021, com 17.232 casos confirmados e 321 mortes.
Notícias relacionadas

Centro Radiológico Radson celebra 38 anos como referência em diagnóstico por imagem na região
Empresa conta com três unidades em Santa Cruz do Sul

Fort Atacadista oferece vagas exclusivas para pessoas com mais de 50 anos em Santa Cruz
Seleção será realizada diretamente na loja, a partir da próxima segunda-feira; veja como participar

Prefeitura de Vera Cruz inaugura obras em escola municipal
Melhorias incluem espaço coberto, novo piso e renovação do telhado e calhas. Recurso de R$ 153 mil foi intermediado por vereador junto a deputado federal

“O negócio tem que ser bom para os dois”, destaca presidente da Amvarp sobre acessos na RSC-287
Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, Nestor Ellwanger comemorou o fato do Governo do RS assumir o custo das intervenções