Edson Azeredo revelou, em entrevista à Arauto News, que pretende apresentar o assunto em breve na Câmara de Vereadores
Nesta quinta-feira (20), em entrevista ao programa Direto ao Ponto, da Arauto News 89,9 FM, o vereador de Santa Cruz do Sul, Edson Azeredo (PL), revelou que pretende apresentar, em breve, um projeto para a distribuição gratuita de Ozempic no Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta visa atender pessoas com condições de saúde que demandam o uso da medicação, especialmente aquelas que enfrentam problemas relacionados à obesidade e ao diabetes tipo 2.
“Está se discutindo muito a questão de uma injeção, que é da Ozempic, que é para as pessoas que precisam emagrecer. E ela não é barata. Eu defendo que ela tem que estar no SUS à disposição. Mas me questionam que isso não é uma questão de saúde, mas sim de estética. Não, isso é pra saúde. Porque a pessoa que está querendo emagrecer usando uma medicação como essa, ela já tem um problema de diabete junto, ou de coração, ela tem outros problemas que vêm. E o governo tá mantendo toda essa medicação e esse tratamento da pessoa”, destacou Azeredo durante a entrevista.
O vereador relatou que a ideia surgiu a partir de relatos de cidadãos que utilizam o medicamento e que anteriormente enfrentavam altos custos com tratamentos menos eficazes. Segundo ele, a proposta seguirá o mesmo rigor aplicado ao projeto da Cannabis medicinal, também de sua autoria, que foi aprovado na cidade.
“Eu recebo muitos projetos, e eu eu tenho que agradecer a Deus por ele ter me permitido ser a ferramenta que eu sou hoje. Eu consigo, com a minha voz, trazer pessoas perto da gente que trazem projetos diferentes. E esses projetos têm chegado muito para mim. E essa da questão da Ozempic chegou. Porque são duas pessoas que estão fazendo uso e que antes gastavam muito com outras medicações. Então eu vou trabalhar na linha da Cannabis medicinal. Não tenho o conhecimento exato ainda, eu já sei de duas cidades que eu vou visitar que hoje estão disponibilizando. Eu quero ir lá, eu quero visitar, eu quero ver como é que é”, afirmou.
Azeredo mencionou que a implementação do Sensor Libre, ferramenta utilizada para o tratamento do diabetes, seguiu o mesmo caminho: primeiro, visitando ambulatórios e estudando a logística de distribuição antes de apresentar o projeto. Para o vereador, a inclusão do Ozempic no SUS local exige o mesmo cuidado, mas representa um passo necessário para melhorar a saúde pública em Santa Cruz do Sul.
O que é o Ozempic?
O Ozempic é um medicamento à base de semaglutida (1,34 mg/mL), um análogo do GLP-1, hormônio produzido no intestino que atua no sistema nervoso central, controlando a saciedade, o gasto calórico e o apetite. Originalmente desenvolvido para o tratamento do diabetes tipo 2, o fármaco reduz a taxa de glicose no sangue e, recentemente, vem sendo prescrito também para o tratamento da obesidade e do sobrepeso.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou, em janeiro de 2023, o Wegovy, outra formulação de semaglutida, especificamente para essa finalidade. Segundo a bula, o Ozempic é indicado para adultos com diabetes tipo 2 não satisfatoriamente controlado, podendo ser usado em monoterapia ou em combinação com outros antidiabéticos. Vale ressaltar que o medicamento não trata diabetes tipo 1 nem substitui a insulina.
Notícias relacionadas

Câmara aprova o reajuste dos servidores públicos municipais
Sessão foi conduzida pelo vice-presidente Serginho Moraes (PL)

Mudança no teto de servidores em Santa Cruz pode ampliar limite em mais de mil vagas
Votação está prevista para acontecer nesta segunda-feira

Revisão salarial dos servidores de Santa Cruz será votada nesta segunda-feira
Encontro ocorre a partir das 14h, no Plenário Nilton Garibaldi

Gilson Becker lidera mobilização para garantir vias laterais às margens da RSC-287
Em entrevista à Arauto News, o presidente da Conselho de Usuários da RSC-287 deu detalhes do trabalho